MTur divulga cidades aptas a se tornarem Destinos Turísticos Inteligentes
Com o programa, municípios selecionadas passarão por estudo que apontará estratégias para desenvolvimento
O Ministério do Turismo divulgou o resultado final dos dez municípios selecionados pelo programa de estratégia nacional Destino Turístico Inteligente (DTI). Seguindo a ordem de classificação, Foz do Iguaçu (PR), Goiânia (GO), Ponta Grossa (PR), Santos (SP), Joinville (SC), Vila Velha (ES), Fortaleza (CE), São Luiz (MA), Gramado (RS) e Bonito (MS) passarão por estratégias de desenvolvimento de Turismo e, com isso, passarão a conseguir mais investimentos privados.
O programa prevê que as cidades selecionadas passem por um estudo que apontará estratégias para o desenvolvimento local, com capacitação de gestores locais e profissionais do setor, sempre em conjunto com profissionais do MTur no que diz respeito ao treinamento e execução das ações contidas no programa.
Para ser considerado um Destino Turístico Inteligente, o município precisa ser um espaço turístico inovador e acessível, com uso consolidado de tecnologias que garantam o desenvolvimento da atividade econômica sustentável na cadeia turística. Entre alguns dos critérios para ser um DTI, o município deve ter policiamento turístico, planos de mobilidade, programas de incentivo ao Turismo sustentável e ou ecológico, projetos relacionados ao desenvolvimento de economia criativa e de empreendimentos locais e culturais. Veja mais especificações dos DTIs aqui.
A classificação das cidades foi realizada por uma comissão composta por integrantes do Ministério do Turismo, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
A primeira etapa de capacitação destes destinos se dará ainda no mês de junho em Brasília, onde os representantes dos municípios selecionados participarão de um workshop presencial na sede do MTur. Identificados os problemas e anseios de cada município acerca da atividade turística, o MTur irá preparar um Plano de Transformação para o Turismo em cada uma dessas localidades, ajudando o município a se tornar, de fato, um destino inteligente.
Para que o município conquiste o selo de DTI, técnicos do MTur realizarão uma auditoria junto a um ou mais representantes do Instituto Ciudades del Futuro, para avaliar se a localidade executou as ações contidas no Plano de Transformação. A partir daí, serão identificados os progressos e o que ainda falta para que o destino se torne um local mais acessível, tecnológico e sustentável.