Ministra explica curso com BID sobre atração de investimentos em Turismo
Qualificação é voltada para profissionais de secretarias de turismo e órgãos de desenvolvimento estaduais
O Ministério do Turismo (MTur), em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), preparou um curso de capacitação para gestores públicos sobre como atrair investimentos para o Turismo. A qualificação é voltada para profissionais de secretarias de Turismo e órgãos de desenvolvimento dos Estados brasileiros.
Em entrevista exclusiva ao PANROTAS, a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, revelou que o BID contratou uma consultoria com 20 anos de mercado para auxiliar nos cursos. Estão previstas, ainda, a participação de investidores e desenvolvedores de projetos no setor turístico em todos os módulos ofertados.
Ao final do curso, espera-se que cada estado tenha um portfólio mínimo de projetos aptos a captação de investimentos e um plano de ação para conseguir esses recursos. A duração total será de 16 horas de curso online, divididos em cinco módulos/aulas que abordarão os seguintes temas:
- Panorama do Turismo - com o objetivo de compreender as oportunidades de investimentos em turismo no Brasil;
- Processo de investimento - voltado para todas as etapas de decisão da iniciativa privada acerca de investimentos em turismo;
- Perfis de investimento - abordando os diferentes perfis dos investidores do mercado brasileiro e internacional;
- Estratégias de investimento - para entender a indução de investimentos privados em turismo;
- Worshop de investimento - com o objetivo de estimular unidades federativas a estruturarem diretrizes para seus projetos passíveis de investimento público ou privado.
A iniciativa foi anunciada na última terça-feira (20), em Brasília, pela ministra do Turismo, Daniela Carneiro, pelo representante do BID no Brasil, Morgan Doyle e pelo presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), Fabrício Amaral.
Daniela Carneiro revelou ainda, à PANROTAS, que o curso está previsto para ter início na primeira semana de agosto e será finalizado na primeira semana de setembro. O BID e a empresa consultora disponibilizarão certificados de participação. Segundo Carneiro, a participação do MTur se dará no auxílio de concessão de ativos culturais e Parques Naturais.
''Neste primeiro momento, a capacitação será destinada aos representantes estaduais, pois a nossa intenção é fazer um curso mais prático, com entregas pontuais. E com 3 representantes por estado, estamos falando de uma turma de 81 participantes", revelou Daniela Carneiro ao PANROTAS.
Ainda segundo a ministra, o objetivo final é que cada estado conclua o curso com um portfólio próprio de possíveis projetos passíveis de investimento. Esse projetos irão integrar o portfólio do próprio MTur, que já possui cerca de 66 projetos mapeados em 19 estados brasileiros. Os projetos produzidos pelos estados passarão a fazer parte do portfólio do próprio MTur e terão oportunidade de ser apresentados a investidores nacionais e internacionais pela pasta.
Desde o início do ano, o MTur tem reforçado o incentivo a investimentos no Brasil. O Portal de Investimentos do Ministério do Turismo registra 66 oportunidades de investimentos em 19 estados e Distrito Federal e os investimentos somam R$ 27 bilhões e a perspectiva da geração de mais de 126 mil empregos.
Daniela Carneiro, ministra do turismo