Refeições fora do lar crescem no pós-pandemia; consumo compartilhado lidera
Categoria de alimentação compartilhada é sustentada por jovens de 18 a 39 anos, aponta estudo da Kantar
Um estudo da Kantar identificou que o consumo fora de casa atingiu o maior patamar histórico desde o início da pandemia, impulsionado pelas refeições compartilhadas, que cresceram 2,5 pontos percentuais no último ano.
A pesquisa Consumer Insights 2023 também identificou que refeições compartilhadas geram tíquetes mais altos, com média de R$ 32,92 por pessoa, enquanto que os valores médios no consumo individual ficam em torno de R$ 11,17.
Veja quais itens foram destaque na busca por hidratação e refeições compartilhadas de janeiro a setembro de 2023:
- Refrigerantes (+3,5%);
- Pizza (+2,1%);
- Pratos e Refeições (+1,5%);
- Pão de Queijo (+1,5%);
- Balas e Gomas (+1,4%).
Além do consumo compartilhado, o setor de alimentação fora do lar subiu como um todo, impulsionado pela alta na procura por café da manhã, que cresceu 4,8 pontos percentuais em contribuição em unidades, seguido pelo almoço (+1,2 ponto percentual). A pesquisa apontou que consumidores aumentaram a frequência em bares e padarias de maneira geral.
Outro dado importante identificado pela Kantar é que o público de classes mais baixas (D e E) acompanha o avanço das classes A, B e C quando o assunto é consumo fora do lar. O levantamento indica que a categoria é sustentada, principalmente, por jovens de 18 a 39 anos e que apresenta retração entre a população sênior.