Parque Nacional da Tijuca (RJ) é o mais visitado do Brasil
137 Unidades de Conservação por todo o Brasil registraram, no ano passado, mais de 21 milhões de visitas
Segundo dados do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, 137 Unidades de Conservação por todo o Brasil registraram, no ano de 2022, cerca de 21,6 milhões de visitas. Valor recorde representa aumento de 30% em relação à visitação registrada no ano anterior.
A região mais visitada foi a área de proteção ambiental da Baleia Franca (SC), que recebeu cerca de 7,5 milhões de visitantes. Entre os parques nacionais, destacou-se o Parque Nacional da Tijuca (RJ), com 3,5 milhões de visitas no ano passado. Confira abaixo o ranking das 10 Unidades de Conservação mais visitadas em 2022:
- Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca: 7,5 milhões de visitas
- Parque Nacional da Tijuca: 3,5 milhões de visitas
- Parque Nacional de Jericoacoara: 1,5 milhão de visitas
- Parque Nacional do Iguaçu: 1,4 milhão de visitas
- Monumento Natural do Rio São Francisco: 1 milhão de visitas
- Área de Proteção Ambiental de Fernando de Noronha: 711 mil visitas
- Parque Nacional da Serra da Bocaina: 700 mil visitas
- Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha: 677 visitas
- Reserva Extrativista Marinha Arraial do Cabo: 613 mil visitas
- Área de Proteção Ambiental da Costa dos Corais: 406 mil visitas
Segundo o Ministério do Turismo (MTur), o aumento se deve ao aprimoramento do monitoramento das atividades turísticas nessas regiões, nos investimentos em visitação dessas áreas e em programas como o Rede Trilhas, do próprio MTur, que busca ampliar e diversificar a oferta turística brasileira com a promoção de trilhas de longo curso em parques nacionais. Atualmente, o governo federal reconhece 7 trilhas, ou 1.914 quilômetros, por meio da ação. Outras 10, que totalizam 2.585 quilômetros, estão em processo de reconhecimento.
Os resultados positivos demonstram a força do Turismo ecológico em áreas de proteção ambiental e a importância de políticas públicas que visam a sustentabilidade e preservação de áreas verdes no País. Segundo o Fórum Econômico, o Brasil é o terceiro país em atrativos naturais, atrás apenas de Austrália e México.