Turismo cria mais de 6,7 mil empregos no Paraná em 2023
Cerca de 74% das vagas criadas surgiram no setor de alimentação fora do lar e hospedagem
O Turismo no Estado do Paraná foi responsável pela criação de 6,7 mil vagas de trabalho em 2023, segundo dados da Secretaria Estadual de Turismo, com base nas informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Cerca de 74% das vagas com carteira assinada criadas surgiram no setor de alimentação fora do lar e hospedagem, com 3,7 mil contratações para o ramo da alimentação e 1,2 mil para a hotelaria. Outros setores expressivos foram transporte rodoviário, com 453 contratações formais, e as atividades desportivas e recreativas, com 425 vagas preenchidas com carteira assinada.
A região que mais contratou foi a Grande Curitiba e Campos Gerais, também conhecida como Rota do Pinhão, com 2,57 mil contratações, seguida pela região de Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu, com 1,17 mil. O norte do Estado está em terceiro lugar, com 755 contratações.
"Os números comprovam a recuperação do setor pós-pandemia e estão dentro dos bons resultados da geração de emprego do Estado. O Turismo paranaense está se destacando cada vez mais porque o governador Ratinho Junior colocou o setor na prateleira de cima, apostando no Turismo como fonte de emprego e renda. E no final do ano tivemos a estreia da temporada dos cruzeiros, movimentando muito o Litoral. Nossa expectativa é melhorar ainda mais esses números em 2024"
Marcio Nunes, secretário estadual de Turismo do Paraná
Crescimento em todos os setores
Todos os setores da economia tiveram resultados positivos na geração de empregos do ano passado, com destaque para o macro setor de serviços, que respondeu por 59% de todas as vagas criadas no ano, com 51.824 novos postos. O comércio vem na sequência, com saldo de 16.684 vagas, seguido pela construção (8.568), indústria (7.162) e agropecuária (3.363). O Paraná fechou o ano de 2023 com a abertura de 87.599 novas vagas de empregos formais, resultado que consolida o Estado como o maior empregador da região Sul e o quarto maior do País.