CNC se pronuncia sobre queda na taxa de juros da economia brasileira
Redução surpreendeu o mercado financeiro, que esperava um corte de apenas 0,25 ponto percentual
Na última quarta-feira (2), o Banco Central reduziu a taxa Selic em 0,5 ponto percentual, a pedidos do Governo Federal, fechando em 13,25% ao ano. Redução surpreendeu o mercado financeiro, que esperava um corte de apenas 0,25 ponto percentual.
A diminuição da Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira, torna mais fácil o acesso ao crédito por parte dos consumidores. Por outro lado, a queda nas taxas de juros dificulta o controle da inflação, que vem se apresentando em baixa por conta do barateamento dos alimentos e dos combustíveis.
Diversas associações se pronunciaram sobre a queda na taxa Selic anunciada ontem. Confira, na íntegra, o posicionamento da CNC sobre redução da taxa de juros:
“A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) considera acertada a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, na medida em que a inflação no Brasil é hoje umas das mais baixas do mundo. O início do ciclo de queda da taxa de juros é um primeiro passo para um novo momento do varejo brasileiro.
Mesmo que gradual, esse movimento vai aliviar o orçamento das famílias e das empresas que se endividaram muito na pandemia, abrindo espaço para o aumento do consumo e para a melhoria das condições de crédito".
Gerência Executiva de Comunicação da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo