Icec tem quarta queda seguida e atinge menor nível desde julho de 2021
O Índice atingiu 112,34 pontos em março
O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) fechou o primeiro trimestre deste ano no menor nível desde julho de 2021, atingindo 112,34 pontos em março, redução mensal de 1,6%, descontados os efeitos sazonais. Trata-se da quarta queda consecutiva do Icec, apurado mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Para o presidente da CNC, José Roberto Tadros, embora a atividade econômica e as vendas no varejo tenham desacelerado, os comerciantes enfrentam os desafios com resiliência. “A inflação tem sido um fator persistente, assim como algumas incertezas e turbulências no mercado de crédito”, disse. Entre os varejistas, 58,1% consideram o desempenho da economia pior do que no mesmo período do ano passado.
Em março, a confiança dos comerciantes caiu mais entre o grupo de empresas de grande porte. “A crise no crédito tem afetado o grande varejo nos últimos meses, com menor disponibilidade de recursos e juros altos. Esse contexto influencia negativamente a confiança dos agentes e do mercado no setor e nas empresas que operam em diferentes segmentos do varejo”, explicou.