Governo lança programa que mira atração de voos internacionais
Recurso do Fundo Nacional de Aviação Civil irá subsidiar ações de ampliação da oferta de assentos
Por meio do Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI) o Governo Federal lançou uma campanha para atrair mais visitantes internacionais ao Brasil. Iniciativa é fruto de parceria entre Ministério do Turismo, Ministério de Portos e Aeroportos e Embratur. Os recursos serão oriundos do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac), que subsidiará ações organizadas na ampliação da oferta de assentos regulares em voos.
A ação se iniciou com a publicação de um edital de chamamento público em caráter piloto, visando incentivar companhias aéreas brasileiras e estrangeiras a implantar novos voos regulares para destinos turísticos no País.
"Iniciativas como o Programa de Aceleração do Turismo Internacional se somam a um esforço do governo federal para posicionar o Brasil entre os líderes do Turismo em todo o mundo. Todo este trabalho vai favorecer que atinjamos a meta de receber milhões e milhões de turistas estrangeiros até 2026, mas mais do que isso é incrementar o poder do Turismo de gerar trabalho, emprego, renda e inclusão social"
Ana Carla Lopes, secretária executiva do MTur
Empresas selecionadas receberão incentivos fiscais do Governo Federal para realizar ações de promoção de destinos turísticos brasileiros no mercado internacional. Para cada novo assento de voo implantado, o programa repassará à companhia aérea selecionada o valor de R$ 40. Em contrapartida, a empresa deverá aportar, pelo menos, o mesmo valor investido pela ação.
O Governo Federal está investindo R$ 3,3 milhões na primeira etapa do programa e espera que o valor dobre com a contrapartida das aéreas. A expectativa da Embratur, executora do projeto piloto, é a de alcançar cerca de 82,5 mil novos assentos em voos internacionais, ou seja, 82,5 mil novos turistas.
"Esse programa piloto converge com os principais pilares do governo do presidente Lula: integração, interação entre ministérios e a construção coletiva. A gente espera que essa modelagem inovadora, que é piloto, possa ser a primeira experiência que a gente venha a ter para alavancar mais recursos do próprio Fnac e, a partir daí, a gente poder fazer mais investimentos em voos internacionais"
Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos
Empresas interessadas em participar do programa deverão apresentar um plano de promoção turística dos destinos que pretendem implantar os novos voos ou aumentar sua oferta de assentos. O plano poderá contemplar a realização de campanhas publicitárias, viagens promocionais com jornalistas e influenciadores digitais (press trips) ou com operadores e agências de Turismo estrangeiros (famtours), entre outros. Os novos voos ou assentos dessa primeira etapa deverão estar disponibilizados durante o período de 27 de outubro de 2024 a 29 de março de 2025.