Especialista fala do potencial do Turismo de Balneário Camboriú (SC)
Empresário e corretor Bruno Cassola explica como a cidade está despontando no segmento turístico
Apesar dos números de cidade pequena – cerca de 145 mil habitantes – Balneário Camboriú, em Santa Catarina, também conhecida como a capital dos arranha-céus, está despontando no cenário do Turismo nacional com investimentos do poder público e a chegada de diversos empreendimentos imobiliários privados. A orla da cidade está recebendo investimentos de R$ 500 milhões em obras de revitalização e infraestrutura para atrair mais empreendedores.
Bruno Cassola, empresário, administrador de empresas e corretor imobiliário com mais de 16 anos de experiência no mercado imobiliário de alto padrão na cidade, falou com exclusividade ao 100X BRASIL sobre o atual momento do destino, que apesar de relativamente jovem, já conta com oito dos dez prédios mais altos do País e projeta a vinda de cerca de 4 milhões de visitantes no próximo ano.
100X BRASIL – Por que Balneário está investindo tanto nesses prédios grandiosos?
Bruno Cassola – O atual plano diretor da prefeitura de Balneário Camboriú não permite a construção de apartamentos pequenos, com poucas unidades habitacionais. Mas ela permite que os novos prédios construídos realizem uma operação mista, cedendo alguns apartamentos para hotelaria, ao mesmo tempo em que reserva parte das unidades para o mercado residencial. Dessa forma, mesmo com projetos milionários, há espaço para diversos perfis de investidores nos novos prédios que estão surgindo.
100X BRASIL – A que se deve o bom momento vivido em Balneário Camboriú?
Bruno Cassola – Balneário Camboriú está vivendo um boom no setor imobiliário e no Turismo por conta da união entre o poder público e empreendedores do mercado imobiliário. Isso ocorre pois a prefeitura identificou esse movimento do mercado imobiliário para cobrar uma taxa para que os empreendimentos pudessem realizar a operação mista que eu mencionei, aumentando o número inicial de apartamentos e comercializando os mesmos para outros investidores ou outros negócios. Essa taxa cobrada pelo poder público é reinvestida na cidade, enriquecendo a infraestrutura local e valorizando os empreendimentos.
Parte desse dinheiro, por exemplo está sendo investido na revitalização da orla de BC, com um aporte de R$ 500 milhões da prefeitura.
É importante lembrar que a prefeitura não permite a venda fracionada de quartos de hotéis, como ocorre no modelo de multipropriedade ou timeshare. Por conta do atual Plano Diretor, não há esse modelo de negócios em Balneário Camboriú.
100X BRASIL – Que outras ações do poder público estão beneficiando o Turismo na cidade?
Bruno Cassola – A prefeitura também percebeu que os investidores estavam comprando antigos hotéis e restaurantes para erguer grandes torres e realizou uma movimentação para que esses novos empreendimentos reservassem espaços nas novas torres para o mesmo tipo de comércio que estava sendo comprado, para que não houvesse, por exemplo, uma baixa no número de restaurantes e serviços, o que seria negativo para a cidade.
Outro movimento que estamos percebendo é que a prefeitura está incentivando a hotelaria de luxo, de primeiro mundo, a fim de atrair cada vez mais o turista estrangeiro, acostumado com um padrão mais elevado de serviço e de consumo. A ideia é tornar a cidade conhecida mundialmente, já que hoje somos referência apenas no Brasil e para alguns investidores do nicho imobiliário.
100X BRASIL – Além dos empreendimentos imobiliários, que outros fatores estão influenciando no crescimento turístico do destino?
Bruno Cassola – Balneário Camboriú está despontando no mercado de lazer e entretenimento, com destaque para os parques temáticos, a exemplo do recém-inaugurado Aventura Jurássica, o Oceanic Aquarium, o Beto Carrero, além do futuro parque da Nasa, que deverá ser entregue em janeiro do ano que vem, entre outros empreendimentos que estão sendo estudados. As próprias grandiosas torres fomentam o Turismo, pois muitos visitantes querem ter uma vista panorâmica da cidade, ou simplesmente conhecer esses arranha-céus.
100X BRASIL - Quais os desafios no segmento turístico para Balneário Camboriú nos próximos anos?
Bruno Cassola – Balneário Camboriú, apesar dos inúmeros investimentos e do elevado PIB, em decorrência da alta renda de seus moradores, ainda sofre um pouco com esse estigma de cidade pequena: muitas redes de grifes famosas, como Chanel ou Louis Vuitton ainda não vieram para cá, pois muitas dessas multinacionais focam no número de habitantes na hora de expandirem seus negócios para novas localidades. Apesar disso, acredito que o atual momento favorável ainda irá despertar o interesse de grandes grifes e marcas para a nossa cidade.
100X BRASIL – Por que você acredita nesse crescimento do Turismo em Balneário Camboriú?
Bruno Cassola – A cidade possui o DNA perfeito para tornar-se um grande destino turístico de alto padrão, pois oferece segurança, entretenimento, ao mesmo tempo em que possui uma natureza exuberante, com belas praias e áreas verdes. A entrada de novos hotéis, sobretudo do segmento de luxo, já deve começar a atrair um maior número de visitantes estrangeiros para a cidade.