Obras ampliam capacidade do Aeroporto de Maceió em 70%
Ampliação é parte do plano de investimentos de R$ 1,4 bilhão da Aena em seis terminais do Nordeste
Após investimentos da Aena, o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Maceió, teve capacidade de operações aumentada em 70%. A ampliação é parte do plano de investimentos de R$ 1,4 bilhão da Aena em seis aeroportos do Nordeste.
Antes das reformas o aeroporto já se enquadrava na categoria 4E, que o qualifica para receber aeronaves de grande porte. As reformas, já concluídas, aumentaram a capacidade do aeroporto e ampliaram os serviços oferecidos aos usuários. Entre as intervenções realizadas, destacam-se a instalação de sistemas de inspeção de mercadorias, o aumento no número de lojas na sala de embarque e no saguão e a expansão do número de balcões para realização de check-in, que agora totalizam 21.
Outra intervenção foi a entrega de novas salas de embarque, com uma área adicional de 800 metros quadrados com vista para o pátio de operações das aeronaves. Toda a infraestrutura foi adaptada para seguir preceitos de sustentabilidade, com instalação de estações de tratamento e separação de água e óleo, além do uso de energia limpa em diversos processos.
Segundo dados da Secretaria Estadual de Turismo do Alagoas, a atividade é considerada a segunda maior fonte econômica do Estado, induzindo a geração de empregos e renda em todo o território alagoano. Com a ampliação de 70% no volume de operações, a cadeia produtiva do Turismo tende a crescer, ampliando a oferta de empregos para a população local.
“O aumento de fluxo será importante para o Estado se desenvolver e estamos empenhados em elaborar políticas públicas para que os alagoanos possam ser inseridos neste mercado de trabalho tão promissor. Temos o Programa Escola do Turismo, o Crédito do Trabalhador do Turismo e outras ações de promoção do Destino Alagoas no Brasil e no mundo para expandir este segmento da melhor forma possível”
Bárbara Braga, secretária estadual do Turismo de Alagoas