Infraero recebe outorga do Aeroporto de Sorriso, no Mato Grosso
Ministro reforçou a importância das melhorias do aeroporto para o crescimento e desenvolvimento
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, formalizou, por meio da portaria Nº 563, de 19 de dezembro de 2023, publicada na quinta-feira (21/12) no Diário Oficial da União, a transferência da outorga do Aeroporto Regional de Sorriso/Adolino Bedin para a Infraero, que será responsável pela administração, operação e exploração do terminal mato-grossense.
Na terça-feira (19), participaram da assinatura da portaria os diretores de Administração e de Operações e Serviços Técnicos da Infraero, Aparecido Luiz da Silva e Eduardo Gonzaga da Silva, respectivamente, que representaram o presidente Rogério Barzellay, o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, o superintendente de Gestão da Operação da Infraero, Paulo Eduardo Cavalcante, entre outras autoridades.
Costa Filho reforçou a importância das melhorias do aeroporto para o crescimento, desenvolvimento e geração de emprego e renda para a economia local. "A Infraero, assumindo de fato a governança do aeroporto, possibilitará ampliar cada vez mais a melhoria do terminal, no atendimento, no transporte, no turismo de negócios e no turismo de lazer", destacou o ministro.
Até então, a Infraero fazia a gestão e operação do terminal por meio de contrato firmado com a Prefeitura de Sorriso em janeiro de 2022. “É um grande orgulho para a Infraero receber a outorga de um aeroporto localizado em uma região muito importante e que precisa de um terminal bem administrado”, disse o diretor Eduardo Gonzaga.
O prefeito Ari Lafin destacou a qualidade da gestão feita pela Infraero no Aeroporto de Sorriso. “A Infraero vem desenvolvendo em nosso município um trabalho de excelência. É uma empresa que reconhecemos ter uma capacidade enorme para o gerenciamento de nosso aeroporto e de tantos outros terminais”, comentou.
Novas outorgas
Atualmente, a Infraero passa por um reposicionamento de mercado, com foco nos aeroportos regionais. Nesse contexto, a Companhia recebeu, até o momento, a outorga de cinco terminais (Mossoró/RN; Vale do Aço, em Santana do Paraíso/MG; Flores, em Manaus/AM, Governador Valadares/MG e Sorriso/MT) e aguarda o repasse de outros pelo Ministério de Portos e Aeroportos.
Aeroporto de Sorriso
Localizado a cerca de 12 km do centro da cidade, o Aeroporto de Sorriso tem uma pista de pousos e decolagens com 1.700 m de comprimento por 30 m de largura. Atualmente, opera voos comerciais com frequência diária para o Aeroporto de Cuiabá (MT), pela empresa Azul Linhas Aéreas.