Expo Fórum Visite SP discute desafios do setor de hospitalidade e eventos
Pandemia promoveu transformações nestas indústrias, criando novos modelos de negócios
Está sendo realizada nesta terça-feira (5) a 6ª edição do Expo Fórum Visite SP, que marca os 40 anos do São Paulo Convention & Visitors Bureau. Nesta manhã foram discutidos os novos valores e desafios do setor de hospitalidade e de eventos, que sofreram profundas transformações nos últimos anos.
O 1º painel debateu as transformações no setor de hospedagem, com a presença de Johannes Bayer, gerente dos hotéis InterContinental SP, Fernando Guinato, diretor-geral do WTC Events Center, Daniela Pereira, gerente geral do StayBridge Hotéis, e Milena Freire, diretora comercial do Tivoli Hotéis e Resorts.
Johannes Bayer falou sobre as mudanças criadas pela modernidade, como a necessidade de diversas tomadas, entradas USB e carregadores nos quartos, uma vez que cada hóspede leva, hoje, diversos equipamentos que precisam ser conectados
"Antes uma tomada ao lado da cama bastava para atender ao hóspede. Hoje, o hotel precisa de diversas tomadas, bem como cabos, adaptadores, caso o hóspede necessite. A modernidade cria novas necessidades que precisamos atender prontamente, para não ficar para trás", explicou.
Já Daniela Pereira abordou os desafios que a pandemia criou, que mudaram totalmente a maneira como os hotéis trabalham em todos os setores, desde a cozinha até os serviços de camareiras.
No 2º painel foram discutidos os novos desafios do setor de eventos, que também foi fortemente afetado pela pandemia e precisou se adaptar aos novos tempos. Participaram da discussão Ana Cintra, diretora do Centro de Convenções Rebouças, Raffaele Cecere, CEO do Grupo R1, Alain Baldacci, presidente do Wet'n Wild, Toni Sando, presidente do SPCVB, e Mauricio Duval, CEO da Fiera Milano.
Alain Baldacci apontou a importância dos Distritos Turísticos, política criada pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Turismo, para beneficiar regiões com potencial turístico, espelhando-se no modelo de distritos turísticos estadunidense, a exemplo da Disney.
"A criação de um Distrito Turístico, como o de Serra Azul, onde estamos inseridos, é extremamente benéfico para o setor, pois permite que equipamentos turísticos consigam gerar mais emprego, criar condições especiais para funcionários e visitantes, além de dialogar com o poder público para fomentar cada vez mais a atividade turística. O distrito Serra Azul já tem dois anos e envolve nove empreendimentos, além de municípios como Serra Negra. Desde sua criação, o distrito só vem crescendo"
Alain Baldacci, presidente do Wet´n Wild
Raffaele Cecere citou o ótimo momento do setor no pós-pandemia e comemorou números expressivos em 2023. "Vamos entregar em torno de 20 mil eventos nesse ano de 2023. Eu brinco que esse número é uma vingança contra a covid-19, pois o setor de serviços voltou com tudo após a pandemia. A cidade de SP tem um potecial incrível para receber eventos e, com certeza, já se consolida como o principal hub de eventos do País", explicou o executivo.
Ana Cintra falou sobre as diferenças de eventos presenciais e digitais, citando a experiência do contato, do olho a olho, como primordial para o setor de eventos. Ela lembrou que os dois modelos de eventos não irão mais competir, mas se complementar nos próximos anos, com o fim da pandemia.
Mauricio Duval, da Fieira Milano, mencionou que o setor de eventos foi, provavelmente, o mais impactado de todos com a pandemia. Para ele, os ótimos números registrados agora são um reflexo da falta de eventos durante os anos mais críticos da crise de saúde.
"A volta das feiras, congressos e eventos do setor turístico mostra como o segmento é primordial para a geração de empregos e negócios. O fato de voltarmos com tudo, no modelo presencial, mostra que esse mercado é essencial para o Turismo como um todo, e a tendência é continuar crescendo."
A prospecção em ambos os setores é positiva na visão dos executivos participantes dos primeiros painéis do dia. Para o ano de 2024, o setor de eventos e de hospitalidade deve continuar registrando crescimento, como ocorreu em 2023, igualando o volume de negócios de antes da pandemia.