NFL em SP: Prefeitura planeja ações em escolas públicas e pacotes de viagem
Presidente da SPTuris vai acompanhar a final da NFL nos EUA e discutir ações de promoção do esporte em SP
A Prefeitura de São Paulo está discutindo ações de fomento ao futebol americano com a National Football League (NFL). Neste final de semana, Gustavo Pires, presidente da empresa municipal de eventos SPTuris, irá representar a cidade de São Paulo durante o Super Bowl, a grande final do esporte, em Las Vegas, e discutir ações de promoção turística do esporte na capital paulista.
O interesse principal da Prefeitura é definir com a NFL as ações de envolvimento da população, como os alunos da rede pública com a versão mais leve do esporte, o flag futebol – as escolas municipais têm 1,080 milhão de matriculados. Está no planejamento também a adaptação da prática para deficientes físicos, além do dimensionamento da quantidade e do perfil dos voluntários.
Entre as decisões que devem ser tomadas nas próximas semanas – depois de alinhadas com a NFL – estão o local da NFL Fan Fest, a inclusão da partida no calendário de eventos estratégicos da capital paulista, o que garante isenções de taxas e a tramitação mais célere nas licenças e aprovações, e como será exposta a marca da liga, já que hoje a lei Cidade Limpa, de proteção da paisagem urbana, é restritiva. A ideia da prefeitura é utilizar locais de grande concentração de público, como terminais de ônibus e os modais de transporte. Em outra frente, a SPTuris dará início ao trabalho de promoção turística associada ao evento, incluindo o incentivo à montagem de pacotes de viagens.
Preparação para o primeiro jogo da NFL no Brasil
O prefeito Ricardo Nunes e o presidente da SPTuris, Gustavo Pires, foram convidados para assistir à grande final da NFL em Las Vegas neste domingo (11). Gustavo Pires irá representar a prefeitura no evento. Na agenda estão previstas visitas técnicas e encontros com parceiros globais da liga nos setores de mídia, comercial e desenvolvimento da modalidade, visando a partida que São Paulo receberá em 6 de setembro, na Neo Química Arena.
Antes do embarque Gustavo Pires comemorou a decisão da NFL de indicar o Philadelphia Eagles como mandante do jogo em São Paulo. Pires também vai aproveitar a viagem para conhecer a Sphere at the Venetian, também em Las Vegas, considerado o mais revolucionário espaço de entretenimento mundial dos últimos anos.
“Melhor impossível. Abre a temporada, partida única na data e uma equipe de ponta, que disputou o Super Bowl em 2023. Tudo colabora para a promoção da cidade em diversos mercados internacionais, um dos nossos objetivos”
Gustavo Pires, presidente da SPTuris
A SPTuris trabalhou durante dois anos para captar o evento, cuja previsão de impacto econômico é US$ 60 milhões— uma temporada inteira da NFL gira em torno de US$ 5 bilhões.