Bruno Hazov   |   15/09/2023 08:40

Carnaval fora de época em Vitória (ES) deve movimentar R$ 50 milhões

Prefeitura espera 46 mil visitantes e a geração de 4,6 mil empregos diretos nos dois dias de festival

Divulgação
Barracas que serão disponibilizadas pela prefeitura para que ambulantes vendam produtos locais durante os dois dias de festa
Barracas que serão disponibilizadas pela prefeitura para que ambulantes vendam produtos locais durante os dois dias de festa

Nesta sexta-feira (15), a cidade de Vitória (ES) inicia as celebrações do Vital 2023, tradicional carnaval fora de época que deve trazer cerca de 46 mil visitantes para a capital do Espírito Santo. Evento deve movimentar cerca de R$ 50 milhões no comércio local durante os dois dias de festa.

O Vital é considerado um dos pilares da economia local, reunindo visitantes de diversas regiões do País. O evento movimenta toda a cadeia de serviços de Vitória, incluindo rede hoteleira, motoristas de aplicativos e transfers, salões de beleza, costureiras, economia criativa, seguranças, garçons, entre outros profissionais. Segundo dados da prefeitura de Vitória, esta edição da festa deve gerar cerca de 4,6 mil empregos diretos.

Para o festival, a taxa de ocupação hoteleira está próxima de 90%, segundo dados da Associação da Indústria Hoteleira do Estado (ABIH-ES). O festival Vital havia sido encerrado em 2006 e, em 2022, foi retomado pela prefeitura.

"A economia como um todo ganha, existe um deslocamento grande, não só interno como externo, pessoas de outros Estados que vêm para Vitória para aproveitar esses dias de folia fora de época, que é um tipo de lazer diferenciado, e ao mesmo tempo traz divisas e divulgação para a cidade de Vitória. As pessoas que utilizam nossos equipamentos e aproveitam esse lazer são potenciais divulgadores da nossa cidade, então ganhamos duplamente. Não só no campo da economia, mas também no campo institucional, na divulgação da nossa cidade"

Nerleo Caus, presidente da Associação da Indústria Hoteleira do Estado de Espírito Santo

Geração de empregos

Para esta edição do festival a prefeitura de Vitória está investindo, por meio da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (CDTIV), em uma iniciativa para movimentar a economia local e gerar mais renda aos moradores. Serão disponibilizadas 30 barracas para que os residentes da região possam ofertar produtos típicos, como comidas, bebidas e artesanato local.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados