Festival de Gastronomia de Tiradentes (MG) deve movimentar R$ 64 mi
Cerca de 60 mil pessoas são esperadas no evento; valor equivale a mais de 30% do PIB do município
Caso a expectativa se concretize, o valor arrecadado será correspondente a 37% do PIB da cidade, que em 2020 totalizou cerca de R$ 170 milhões, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, iniciado na última sexta-feira (18), tem duração de dez dias e mais de 200 atrações gastronômicas e culturais. São três espaços de shows e restaurantes: praça da Rodoviária, Santíssimo Resort e Largo das Forras.
Mais de 40 restaurantes brasileiros participam da programação oficial, incluindo oito restaurantes da própria Tiradentes. Chefs de renome estarão presentes, entre eles Mara Salles, Dani Martins, Morena Leite, Ieda de Matos, Flávia Quaresma, Roberta Sudbrack, Bruna Martins, Caetano Sobrinho, Carol Fadel, Marcelo Haddad, Cristiano Seabra, Marina Lopes e Pedro Barbosa.
Segundo a organização do evento, mais de 200 empregos temporários serão criados, e mais de 1 mil profissionais estarão envolvidos na produção da festa.
"O Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes foi o primeiro evento da cidade e abriu portas para todos os outros que seguiram colocando a cidade como um dos principais destinos turísticos do País. Temos uma data cravada, que são os dois últimos finais de semana de agosto, e as hospedagens se esgotam muito antes de anunciarmos o festival. Os restaurantes também ficam cheios com muita antecedência"
Rodrigo Ferraz, diretor geral do Festival Gastronômico de Tirandentes.
Campanha Fale Agora
Na abertura do evento, o governador Romeu Zema apresentou o Protocolo Fale Agora, promovido pelo Governo de Minas, por meio Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), que estabelece frentes de combate à violência sexual em ambientes como bares, restaurantes, hotéis e casas noturnas.
Inspirado no protocolo espanhol No Callamos, da prefeitura de Barcelona, a campanha estabelece métodos de acolhimento às vítimas de todos os tipos de violência sexual, de modo a orientá-las durante todo o atendimento, com o devido direcionamento aos cuidados hospitalares e policiais.