MTur, Embratur e CNM debatem promoção e destinos inteligentes
Seminário técnico sobre Estratégias Inovadoras para Promoção do Turismo ocorreu nesta terça-feira (25)
Na manhã desta terça-feira, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) realizou, em parceria com o Ministério do Turismo e Embratur, um seminário técnico sobre Estratégias Inovadoras para Promoção do Turismo nos Mercados Nacional e Internacional. Evento on-line foi direcionado para gestores públicos e profissionais do segmento de Turismo.
Representando o MTur, a coordenadora-geral de Planejamento, Inteligência e Inovação no Turismo, Bárbara Blaudt e a analista de Inovação e Transformação de Destinos, Ângela Baltazar, deram uma palestra sobre Destinos Turísticos Inteligentes (DTIs), explicando as definições, critérios e vantagens de um município ser reconhecido como destino inteligente.
O que pode ser considerado um Destino Turístico Inteligente?
Destinos inteligentes são cidades que gerenciam seus processos e seu território de forma inovadora e sustentável, comprometendo-se com pilares que impactam positivamente na qualidade de vida dos moradores e na experiência dos turistas.
As técnicas do MTur apresentaram algumas ações fundamentais para que um destino possa ser considerado um DTI, como a realização de planejamento estratégico, gestão transparente, participação cidadã na tomada de decisões e na elaboração de políticas públicas, diversidade de oferta turística devidamente catalogada, indicadores e dados de monitoramento, aplicativos turísticos e redes sociais ativas, cobertura Wi-Fi, acessibilidade em equipamentos públicos, incentivo à compra de produtos locais e economia criativa, reflorestamento de áreas degradadas, qualificação de profissionais locais e gestão de resíduos sólidos.
Existem destinos turísticos inteligentes no Brasil?
Em 2023 o MTUr selecionou dez destinos aptos a se tornarem DTIs: Foz do Iguaçu (PR), Goiânia, Ponta Grossa (PR), Santos (SP), Joinville (SC), Vila Velha (ES), São Luís, Bonito (MS), Gramado (RS) e Fortaleza foram selecionadas como cidades que terão um acompanhamento muito próximo do MTur para se tornarem DTIs.
Promoção do Brasil no Exterior
Logo em seguida, Vaniza Schuler e Monica Samia, da Embratur, falaram sobre o papel do orgão na promoção de experiências e destinos turísticos brasileiros no Exterior, fortalecendo a imagem do País internacionalmente.
Segundo as executivas, a Embratur trabalha a imagem do Brasil por meio de reuniões, visitas técnicas, missões empresariais, viagens de incentivo, atividades corporativas, promoção de congressos, convenções, seminários, feiras de negócios e feiras agropecuárias.
Para promover o destino de forma eficaz, a Embratur possui algumas ferramentas de promoção, como Press Trips, Fam Tours, Road Shows, campanhas publicitárias, capacitações e parcerias com agentes de canais de vendas no exterior e participação em feiras diversas.
Os participantes do seminário puderam tirar dúvidas sobre como potencializar o Turismo em suas regiões e sobre as metodologias que norteiam os trabalhos do MTur e da Embratur na promoção e expansão da atividade turística no Brasil. Gestores e profissionais do Turismo que participaram do seminário poderão tirar um certificado junto à Confederação Nacional de Municípios, idealizadora do evento.