Foz do Iguaçu (PR) terá evento sobre oportunidades em UCs
Investimentos em Unidades de Conservação com fins turísticos é tema de encontro
Em paralelo ao Festival das Cataratas, evento que ocorre em Foz do Iguaçu entre 31 de maio e 2 de junho, será realizado o 1º Encontro Nacional de Uso Público, Turismo, Meio Ambiente, Desafios e Oportunidades. A programação do encontro foi idealizada pelo Instituto Terra e Água (IAT) e tem o objetivo de promover a conexão entre pessoas e empresas que desejam desenvolver negócios, serviços e produtos em Unidades de Conservação (UCs). Além de contar com o apoio do Instituto de Ciência e Tecnologia em Biodiversidade (ICTBio), a ação também inclui visita técnica ao Parque Nacional do Iguaçu, com foco no modelo de concessão do parque.
No dia 1º, o governador em exercício do Paraná, Darci Piana, participa do painel “O futuro do Uso Público no Brasil, o que esperar?”. O debate terá também integrantes do governo federal, do IAT, da Secretaria de Estado do Turismo, da Invest Paraná, da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Sebrae, entre outras entidades. “A programação foi estruturada com parceiros para que o congressista seja inserido nos principais eixos temáticos, com informações seguras sobre o Uso Público das Unidades de Conservação, além da oportunidade de realizar valiosas conexões”, afirmou o diretor de Patrimônio Natural do Instituto Água e Terra, Rafael Andreguetto.
Além das discussões técnico-científicas com a presença de agentes nacionais ligados ao meio ambiente e ao turismo, o evento contará com uma rodada de relacionamento e negócios no âmbito do Uso Público das Unidades de Conservação. A dinâmica será gerenciada pela equipe do Sebrae-PR com a proposta de conectar pessoas e empresas com interesse no desenvolvimento de produtos e serviços turísticos; créditos de financiamento; formalização de atividades; e normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) necessárias para promover segurança e o bem-estar do turista.
Modelo de reuniões
Segundo a coordenadora de Turismo do Sebrae-PR, Patrícia Albanez, a dinâmica pretende inspirar negócios competitivos, sustentáveis ao longo do tempo, com gestão e atendimento de excelência aos turistas. “Isso é bom para o destino turístico, bom para o turista que tem a oportunidade de contratar e viver novas experiências em unidades de conservação”, disse. A rodada de negócios será no formato “um para um”, com atendimento individual dos órgãos e parceiros, orientando os congressistas sobre processos, legislação, crédito, oportunidades de negócios e adequação da gestão.
Visita Técnica
Outra atração do evento é a visita técnica ao Parque Nacional do Iguaçu (PNI). O passeio, com foco no modelo de concessão da unidade, fechará o evento, em 2 de junho. O Parque Nacional do Iguaçu é administrado pelo ICMBio, e tem a gestão da visitação turística da concessionária Urbia Cataratas desde de dezembro de 2022. O evento é gratuito e as inscrições podem ser realizadas clicando aqui.
*Fonte: Com informações da Agência Estadual de Notícias do Paraná