Empresas de Turismo de Alagoas foram as que mais cresceram em agosto
Levantamento da Fecomercio mostrou que empresas do segmento turístico do Estado faturaram R$ 86 milhões
Um levantamento da Fecomercio indica que, no mês de agosto, empresas do segmento turístico de Alagoas tiveram faturamento de mais de R$ 87 milhões, superando a média nacional. Na comparação com o ano passado, o crescimento é de 16%
Ainda de acordo com a entidade, o crescimento das empresas de Turismo de Alagoas se deve ao fato de os brasileiros estarem investindo mais em viagens, sobretudo no final de ano. A estimativa da federação é a de que o Turismo nacional deve fechar o ano de 2023 com um crescimento na ordem de 11% em relação ao ano de 2022.
“Trabalhamos sempre para consolidar Alagoas como um destino de referência nacional e internacional, buscando proporcionar experiências inesquecíveis para todos. Estamos orgulhosos de ver o setor turístico de Alagoas prosperar, e estamos comprometidos a alinhar as políticas públicas para manter esse crescimento contínuo para os próximos anos"
Bárbara Braga, secretária de Estado do Turismo de Alagoas
Eventos e Feiras
Outro levantamento da Fecomercio aponta que a agenda de eventos do setor de Turismo, com feiras, congressos e workshops, foi responsável por impulsionar o segmento, que obteve resultados expressivos, com incremento financeiro de mais de R$ 12 bilhões entre janeiro e agosto deste ano.
Volta das atividades e fim da pandemia
Em Alagoas, o Turismo internacional está em expansão: as conexões internacionais com a Europa foram ampliadas para três frequências semanais, e o voo direto de Buenos Aires começará a ter duas frequências semanais em janeiro. Além disso, a temporada de cruzeiros começará este mês e deve trazer mais de 140 mil turistas de todo o mundo para o Estado.
A Candeeiros Ecotur, empresa de Turismo de experiência sediada em Olho D'Água do Casado (AL), registrou um crescimento de 20% no mês de agosto em comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo Janaina Melo, CEO da empresa, o crescimento se deve a vários fatores, sendo os mais significativos o fim da pandemia e a volta das feiras de Turismo.
A empresa realiza, entre outros roteiros, uma experiência de contemplação e gastronomia personalizada no alto dos cânions alagoanos, ou cânions dourados, com vista para o Rio São Francisco. Janaina conta que, ainda em 2022, os turistas temiam atividades em grupo e experiências envolvendo alimentos, por conta do medo da covid-19.
"Outro fator importante para o nosso crescimento em relação ao ano passado foi a volta das feiras e eventos de Turismo. Nossa participação nesses eventos é primordial para a divulgação do nosso negócio e, com essa presença ao longo de 2023, conseguimos divulgar o destino Alagoas e os nossos cânions de forma internacional, apresentando nossos roteiros personalizados para turistas de todo o mundo. As presstrips promovidas em conjunto com o governo de Alagoas também foram fundamentais para o crescimento dos negócios, uma vez que agentes de outros Estados e, até de outros países, puderam conhecer mais sobre as nossas belezas, ajudando a divulgá-las Brasil e mundo afora".
Janaina Melo, CEO da Candeeiros Ecotur