Bruno Hazov   |   16/08/2023 13:56

Modelo de viagens por assinatura está em constante crescimento, diz RDC

Previsão de crescimento da empresa, segundo o CEO, é uma média de 20% ao ano para a próxima meia década

Divulgação
Sérgio Pironato Jr., CEO da RDC Viagens, falou ao 100X BRASIL sobre sua expectativa de crescimento com o modelo de viagens por assinatura
Sérgio Pironato Jr., CEO da RDC Viagens, falou ao 100X BRASIL sobre sua expectativa de crescimento com o modelo de viagens por assinatura

Com uma média anual de crescimento de 15%, o setor de viagens por assinatura vem se expandindo no Brasil. Para hoteleiros, a prática é muito bem vinda, pois ajuda na ocupação hoteleira em períodos de menor movimento, melhorando o fluxo de caixa dos hotéis fora da alta temporada. No cenário de pós-pandemia, o modelo traz maior segurança ao viajante e para o hotel. a

Para falar sobre o futuro deste setor, o 100xBrasil conversou com Sérgio Pironato Jr., CEO da RDC Viagens, empresa pioneira nesse modelo de negociação no Brasil. O executivo falou sobre as vantagens do modelo e previsão de crescimento de sua empresa, que almeja uma média de 20% ao ano para os próximos quatro a cinco anos. Confira abaixo:

100X BRASIL – Conte como a RDC ingressou nesse modelo de negócios.

Sérgio Pironato - A RDC foi, na verdade, pioneira deste segmento. Com 30 anos de mercado, surgiu da necessidade que hoteleiros tinham de aumentar a demanda em períodos de baixa temporada. Inicialmente, o negócio consistia no assinante pagar uma mensalidade e ter acesso a um grupo de hotéis, em Ubatuba (SP). Com o passar do tempo, a empresa foi crescendo, incluindo mais negociações com hotéis nacionais e internacionais, além de outros produtos turísticos, como aéreo, cruzeiro, pacotes, locação de automóveis, entre outros.

100X BRASIL - Como os hotéis enxergam esse modelo? Quais hotéis já integram esse modelo em parceria com vocês?

Pironato - Esse tipo de parceria é muito bem vista pelos hotéis. Com o apoio da assinatura de viagens, os hotéis conseguem ter mais previsibilidade de demandas e fluxo de caixa. Para exemplificar, acho bacana contar que, durante a pandemia – em que os hotéis estavam vazios –, a RDC fez uma série de negociações e compra antecipada de diárias que ajudaram na estabilidade financeira desses parceiros. Atualmente, temos milhares de hotéis nacionais e internacionais e trabalhamos com as principais redes hoteleiras como: Vila Galé, Accor, Hilton, Atlantica, Intercity, Wyndham, Transamerica, Slaviero, Prive, Nacional Inn, Fasano, Marriot, Melia, Aviva, Blue Tree, Boubon, GJP entre outras.

100X BRASIL - Como vocês enxergam esse mercado no Brasil? Acreditam que outras empresas irão entrar nesse setor?

Pironato - Existe um crescimento muito grande no modelo de negócio por assinatura para diversos tipos de produtos e serviços, inclusive de viagens, em que já temos observado grandes players fazerem movimentos semelhantes. Nosso entendimento é que as pessoas buscam por facilidade, comodidade e segurança. E é justamente pela assinatura de viagens entregar tudo isso ao assinante que esse modelo vem se destacando. Com a RDC, o assinante paga uma mensalidade que não consome do limite de cartão de crédito, tem flexibilidade para escolher como quer usar a assinatura (hotelaria, cruzeiros, aéreos etc.) e conta com suporte do time de atendimento caso algo não saia como o esperado.

100X BRASIL - Quais investimentos em andamento e futuros do grupo RDC? Que tipo de investimento esse modelo demanda?

Pironato - Nós acreditamos que “pessoas – processos – tecnologia” é o tripé de crescimento da RDC e é nisso que temos e seguiremos investido. Quando temos profissionais qualificados, processos eficientes e tecnologia para trazer mais otimização e dados, temos os insumos necessários para realizar, por exemplo, negociações com hotéis e demais parceiros que sejam boas para ambas as partes, visando entregar uma experiência de assinatura de viagens cada vez melhor para o assinante.

100X BRASIL - Quais as vantagens do modelo de viagens por assinatura para hotéis e para os viajantes?

Pironato - Para os hotéis, é uma vitrine para aumento de demandas mesmo em períodos de baixa temporada, em função dos nossos mais de 100 mil assinantes. Além disso, as negociações diretas que envolvem a compra de diárias antecipadas, o que traz maior previsibilidade e estabilidade financeira.

Para os assinantes, penso que podemos sintetizar em três pontos principais:

  1. Planejamento financeiro e estilo de vida: a RDC tem muita preocupação com a satisfação do seu assinante. Então, antes de tudo, é importante esclarecer que a RDC promove, por meio da assinatura de viagens, um novo estilo de vida. Não é uma só viagem, a “viagem dos sonhos” – aquela em que a família passa anos economizando para realizar e depois anos relembrando sem nunca mais viajar de novo. A RDC oferece um estilo de vida em que as pessoas possam viajar com mais frequência. É possível fazer a viagem dos sonhos, com certeza. Mas o nosso propósito é que as pessoas ampliem os seus horizontes de forma recorrente. E isso só é possível democratizando o acesso a experiências turísticas. Além disso, nós sabemos que, na correria da vida, muitas vezes não somos disciplinados financeiramente para economizar e investir em momentos de lazer. Com a RDC, o assinante se organiza financeiramente pagando uma mensalidade acessível sem comprometer o limite do cartão de crédito. Outro ponto de muito valor é que, pelas negociações exclusivas que temos com milhares de hotéis, o assinante pode pagar até 60% mais barato em hospedagem, se comparado com sites de reservas – principalmente em resorts all inclusive.
  2. Flexibilidade e comodidade: outro ponto interessante de comparação é que normalmente, quando você vai fazer uma viagem, você já tem que saber tudo: onde vai, para onde vai, com quem, quando volta... Na assinatura, você tem mais flexibilidade para decidir isso. Além disso, você não está “amarrado” a uma única opção: você pode trocar seus créditos por hospedagem, passagem aérea, cruzeiro, locação de carro e outros serviços que disponibilizamos – inclusive pacotes de viagens. A diferença é que você tem mais flexibilidade e comodidade nesse processo de reserva. Ou seja, você pode usar para uma viagem longa em família, para um final de semana de casal a poucos quilômetros de casa, para visitar a família e não precisar dormir no sofá e até para uma viagem a trabalho, caso você seja um pequeno empresário.
  3. Atendimento humanizado: você já tentou falar com um atendente dos sites de reservas? Ou mesmo com algumas grandes agências de viagens? É complicado... E isso faz parte do negócio, que é de venda massificada. No caso da RDC, nós trabalhamos com a recorrência. Ou seja, temos que garantir que nosso assinante tenha a melhor experiência para que ele siga vendo vantagem em pagar mensalmente pela sua assinatura. Então, na RDC temos um time de atendimento ao cliente que é interno e que atende 24h quando o assinante está em viagem. Na pandemia, por exemplo, conseguimos trazer todos os nossos assinantes que estavam presos em aeroportos com as fronteiras fechadas.


100X BRASIL - O destino também se beneficia desse modelo de comercialização?

Pironato - Acredito que o mercado de Turismo como um todo se beneficia. Um dos principais diferenciais da assinatura de viagens é a recorrência. A ideia é estimular que as pessoas tenham viagens como parte frequente da sua vida e que priorizem esse item em seu planejamento financeiro, por meio da mensalidade. Por isso, quanto mais pessoas tiverem uma assinatura, maior é a garantia de que teremos movimentação financeira no setor de turismo, gerando mais demanda e riqueza para todos.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados