Asas para Todos: MTur lança programa para promover inclusão no setor aéreo
Objetivo é garantir que mais mulheres, pessoas LGBTQIA+, negras e de baixam renda ingressem na aviação
O Ministério do Turismo lançou o Programa Asas para Todos, em parceria com a Anac, Embratur e com os Ministérios de Portos e Aeroportos, das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos e da Cidadania. Objetivo do programa é garantir que mais mulheres, pessoas LGBTQIA+, negras e de baixa renda possam ingressar no mercado da aviação brasileira.
O encontro de lançamento do Programa Asas para Todos foi marcado pela assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) que dá início a execução de um plano de trabalho que realizará estudos, ações, trocas de experiências e produção de dados para promover os direitos humanos e aperfeiçoar a prestação de serviços aéreos e aeroportuários, com oportunidades de capacitação para quem já está ou pretende ingressar na aviação civil.
O MTur ficará responsável por orientar, adequar e aperfeiçoar ações de Turismo responsável, além de disponibilizar materiais e cursos a distância sobre o tema e de como atender bem turistas diversos. Também está na responsabilidade da Pasta, organizar campanhas e eventos voltados à promoção da diversidade e da inclusão no Turismo, além de inserir boas práticas no Mapa Brasileiro do Turismo Responsável, plataforma on-line que divulgará experiências positivas praticadas em todo o País.
“O Asas para Todos é mais uma importante política pública voltada à inclusão social, à diversidade e à capacitação para garantir maior equidade no setor aéreo, no Turismo e na sociedade brasileira. Precisamos estar preparados para atender os mais variados passageiros, com um corpo técnico diverso e qualificado”
Ana Carla Lopes, secretária Executiva do MTur
Também se comprometeram com o Programa Asas para Todos, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Aeroportos do Brasil (ABR), Azul Linhas Aéreas Brasileiras, a GE Aerospace, a Infraero Aeroportos, a International Aviation Womens Association (IAWA), a Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (Alta) e a Airbus.