Abrape: setor de eventos é porta de entrada para mercado de trabalho
Analise da associação é com base em levantamento dos 100 maiores e menores salários, do MTE
Um levantamento do Ministério do Trabalho revelou que o setor de eventos de cultura e entretenimento é uma porta de entrada para as primeiras oportunidade de emprego. O MTE analisou os 100 maiores e menores salários de contratação no País e posicionou 50 funções, na área de eventos, entre as menos bem pagas.
“A lista dos menores salários divulgada pelo ministério confirma a tese de que o setor de eventos é o que gera as primeiras oportunidades para quem está começando ou que precisa se recolocar no mercado de trabalho”,
Doreni Caramori Júnior, presidente da Abrape
Entre as atividades citadas, profissões como as de gandula, operador de telemarketing, camareiro de embarcações, professor de técnicas e recursos audiovisuais e recepcionista de casas de espetáculos. No topo da lista está a atividade de apresentador de festas populares, com salário médio de R$ 712,35.
Em nota, a Abrape afirma que o estudo é fundamental para entender a necessidade de proteção jurídica e econômica ao segmento, como aconteceu com a implantação do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), criado para atenuar os impactos da pandemia e que está em vigor desde maio de 2021. A associação pretende incluir os benefícios do Perse na reforma tributária.