Bruno Hazov   |   02/02/2024 16:37

Conselho Nacional de Turismo põe meta de 8 milhões de estrangeiros em 2027

Meta estabelecida pela Embratur foi aprovada na 1ª reunião do Conselho Nacional de Turismo


Renato Vaz/ Embratur
1ª reunião do Conselho Nacional de Turismo contou com meta de aumento na vinda de estrangeiros ao Brasil
1ª reunião do Conselho Nacional de Turismo contou com meta de aumento na vinda de estrangeiros ao Brasil

O Brasil espera receber 8 milhões de turistas internacionais em 2027, com previsão de arrecadação de até US$ 8,1 bilhões em gastos. Esta meta foi revisada e aprovada durante reunião do Conselho Nacional de Turismo (CNT), seguindo o Plano Nacional de Turismo do quadriênio 2024-2027.

Segundo a Embratur, o ano de 2023 contou com a presença de 6 milhões de turistas estrangeiros. A meta de elevar a visitação internacional anual em 2 milhões foi estimada pela agência levando em conta uma série de informações, incluindo infraestrutura e o tamanho da malha aérea do Brasil e a conectividade do País.

“Quando propomos os 8 milhões, levamos em conta a perspectiva de conectividade. Temos que trabalhar com um cuidado técnico, o que os índices permitem ser possível. A marca de 8 milhões será uma baita vitória. E trabalhamos com o desafio de 10 milhões, proposto pelo Ministério do Turismo”

Marcelo Freixo, presidente da Embratur

A Embratur foi representada na reunião do Conselho Nacional do Turismo pelo presidente Marcelo Freixo, pela diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Jaqueline Gil, e o gerente de Inteligência de Dados da Agência, Fábio Montanheiro. O Ministério do Turismo também participou, com presença de Milton Zuanazzi, secretário de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade da Pasta.

“A entrada de recursos é medida pelo Banco Central e a entrada de turistas estrangeiros, pela Polícia Federal. Foi uma discussão muito rica. O conselho se posicionou favorável à percepção da Embratur de que atingirmos o número de 8 milhões de estrangeiros no país em 2027 é muito bom, e se conseguirmos atingir os 10 milhões, é extraordinário. Mas trabalharemos com o número que a gente entende que é mais próximo das possibilidades do país hoje”

Jaqueline Gil, diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur

Estrangeiros mais confiantes e seguros

Uma pesquisa realizada no ano passado pela Mabrian Technologies, plataforma especializada em análise de dados de Turismo, revelou um aumento na confiança dos turistas estrangeiros que visitam o Brasil. Realizado em parceria com a Gerência de Informação e Inteligência de Dados da Embratur, o levantamento coloca o Brasil em posição de destaque na evolução da confiança turística na comparação com outros países da América Latina.

Segundo a pesquisa, de maio até julho de 2023, o Brasil apresentou consistência e crescimento na percepção de segurança, enquanto países como Colômbia, Equador e Peru apresentaram oscilações no mesmo período

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados