Conselho Nacional de Turismo põe meta de 8 milhões de estrangeiros em 2027
Meta estabelecida pela Embratur foi aprovada na 1ª reunião do Conselho Nacional de Turismo
O Brasil espera receber 8 milhões de turistas internacionais em 2027, com previsão de arrecadação de até US$ 8,1 bilhões em gastos. Esta meta foi revisada e aprovada durante reunião do Conselho Nacional de Turismo (CNT), seguindo o Plano Nacional de Turismo do quadriênio 2024-2027.
Segundo a Embratur, o ano de 2023 contou com a presença de 6 milhões de turistas estrangeiros. A meta de elevar a visitação internacional anual em 2 milhões foi estimada pela agência levando em conta uma série de informações, incluindo infraestrutura e o tamanho da malha aérea do Brasil e a conectividade do País.
“Quando propomos os 8 milhões, levamos em conta a perspectiva de conectividade. Temos que trabalhar com um cuidado técnico, o que os índices permitem ser possível. A marca de 8 milhões será uma baita vitória. E trabalhamos com o desafio de 10 milhões, proposto pelo Ministério do Turismo”
Marcelo Freixo, presidente da Embratur
A Embratur foi representada na reunião do Conselho Nacional do Turismo pelo presidente Marcelo Freixo, pela diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Jaqueline Gil, e o gerente de Inteligência de Dados da Agência, Fábio Montanheiro. O Ministério do Turismo também participou, com presença de Milton Zuanazzi, secretário de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade da Pasta.
“A entrada de recursos é medida pelo Banco Central e a entrada de turistas estrangeiros, pela Polícia Federal. Foi uma discussão muito rica. O conselho se posicionou favorável à percepção da Embratur de que atingirmos o número de 8 milhões de estrangeiros no país em 2027 é muito bom, e se conseguirmos atingir os 10 milhões, é extraordinário. Mas trabalharemos com o número que a gente entende que é mais próximo das possibilidades do país hoje”
Jaqueline Gil, diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur
Estrangeiros mais confiantes e seguros
Uma pesquisa realizada no ano passado pela Mabrian Technologies, plataforma especializada em análise de dados de Turismo, revelou um aumento na confiança dos turistas estrangeiros que visitam o Brasil. Realizado em parceria com a Gerência de Informação e Inteligência de Dados da Embratur, o levantamento coloca o Brasil em posição de destaque na evolução da confiança turística na comparação com outros países da América Latina.
Segundo a pesquisa, de maio até julho de 2023, o Brasil apresentou consistência e crescimento na percepção de segurança, enquanto países como Colômbia, Equador e Peru apresentaram oscilações no mesmo período