Bruno Hazov   |   23/06/2023 12:57
Atualizada em 23/06/2023 18:47

Trade turístico de Canoa Quebrada (CE) discute reposicionamento do destino

Plano de reposicionamento do destino conta com participação do poder público, Sebrae-CE e empresários


Divulgação
Encontro ocorreu no auditório do Hotel Long Beach, em Canoa Quebrada e reuniu representantes do poder público, trade turístico e Sebrae-CE
Encontro ocorreu no auditório do Hotel Long Beach, em Canoa Quebrada e reuniu representantes do poder público, trade turístico e Sebrae-CE

O trade turístico de Canoa Quebrada participou de uma escuta coletiva promovida pelo Sebrae-CE e pela Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada (Asdecq), com apoio da prefeitura de Aracati. O objetivo do encontro, realizado na última segunda-feira (20), foi entender as necessidades do setor de serviços e discutir o reposicionamento turístico do destino.

A escuta coletiva é a primeira etapa do cronograma para o projeto de reposicionamento turístico do destino, que inclui uma série de ações, como workshops de mercado e campanhas de marketing que visam expandir os roteiros e produtos turísticos locais. A escuta serviu para que o poder público pudesse identificar os anseios da cadeia produtiva do turismo de Canoa Quebrada, representada por meios de hospedagem, agências de receptivos, operadores turísticos e alimentação fora do lar.

Canoa Quebrada integra um roteiro de quase 200 quilômetros composto pelos municípios de Aracati, Eusébio, Aquiraz, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Fortim e Icapuí, conhecido como Rota das Falésias. No ano passado, a prefeitura de Aracati destinou R$ 34 milhões para obras de infraestrutura no município, que incluíram a construção de uma nova praça na praia de Canoa Quebrada e revitalização das orlas e passeios públicos das praias de Majorlândia, Quixaba, Lagoa do Mato e Retirinho.

O Centro Histórico de Aracati também passou por reformas, com destaque para a recuperação de prédios históricos como o Teatro Municipal Francisca Clotilde, o Espaço das Artes (antigo prédio do Barão de Aracati), Igreja do Bonfim, Paço Municipal (sede do governo), Aracaty Club e a casa do escritor Adolfo Caminha.

A necessidade de atualizar o modelo de turismo de Canoa Quebrada vem das recentes mudanças impostas pelo período de pandemia, que transformaram o turismo em diversas regiões do mundo. O plano de reposicionamento conta com ações de curto, médio e longo prazo para promover ainda mais os passeios, a gastronomia, o artesanato e a cultura local.

“É uma iniciativa que diz muito sobre esse o novo momento que a Praia de Canoa Quebrada começa a viver, agora. Esse redirecionamento, norteado por Eixos Estratégicos e a expansão do público-alvo inserido dentro do roteiro Rota das Falésias, deve ser celebrado. Principalmente pela conexão que o projeto alcançou, unindo todos em torno de um mesmo. Fico particularmente orgulhoso com o trabalho do Sebrae-CE apoiando a construção dessa ação, reforçando que o nosso empenho continuará até que ela se torne uma realidade e um sucesso.”

Alci Porto Gurgel, Diretor do Sebrae-CE

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados