Convênio entre Sebrae e governo do RN foca em Interiorização do turismo
Investimento de R$ 1,2 milhão vai para municípios como Tibau do Sul, Nísia Floresta e Apodi, entre outros
O Governo do Rio Grande do Norte e o Sebrae-RN assinaram convênio para investimento de R$ 1,2 milhão em ações estruturantes para a interiorização do turismo no Estado. Os recursos serão oriundos de contrapartidas financeiras da ordem de 50% por parte do governo estadual e a outra metade do Sebrae para elaboração de projetos executivos em municípios como Apodi, Sítio Novo e Felipe Guerra. Também serão contemplados projetos de Turismo de Base Comunitária em Baía Formosa, Canguaretama e Tibau do Sul, além de estudo de viabilidade técnica de roteiro de visitação para apreciar baleias jubartes em Parnamirim e Nísia Floresta.
O convênio deve beneficiar ainda atividades de ecoturismo, turismo de aventura e espeleológico, com sinalização e identidade visual de cavernas, especialmente na região Oeste do Estado. Pelas regras do convênio, as equipes do Sebrae e da Secretaria de Turismo do Estado, representando o governo do Rio Grande do Norte, definirão juntas o cronograma estratégico para implementar as ações, estabelecendo as prioridades em cada região.
A assinatura ocorreu na segunda-feira, dia 24, e teve a presença da governadora do RN, Fátima Bezerra. A apresentação das ações previstas no convênio foi feita pela subsecretária de Turismo do Estado, Solange Portela. O gestor do projeto de Turismo do Sebrae-RN, Yves Guerra, ficará encarregado da gestão de implantação das iniciativas que serão executadas pela parceria. “O Sebrae é indiscutivelmente uma entidade reconhecida por sua atuação estratégica, inclusive no turismo. Por isso, essa parceria vai permitir avançarmos no sentido de garantir um turismo mais inclusivo e sustentável no nosso Estado”, disse a governadora.