MTur destina R$ 201 milhões em crédito para empreendimentos turísticos
Valor é destinado para a realização de obras, capital de giro, financiamentos e contratações
Recursos serão repassados por meio de nove instituições financeiras: Cresol Baser, Cresol Sicoper, Agência de Fomento da Bahia (Desenbahia), Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), Agência de Fomento do Rio Grande do Sul (Badesul), Agência de Fomento do Piauí (Piauí Fomento), Banco de Sergipe (Banese), Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
O valor é destinado para a realização de obras, capital de giro, financiamentos e contratação de funcionários de empreendimentos turísticos devidamente cadastrados no Cadastur. O benefício é destinado a meios de hospedagem, agências de viagens, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos, restaurantes, cafeterias, bares e similares.
Desde 05 de julho, uma portaria do MTur facilitou o acesso ao crédito, com a ampliação, para até R$ 15 milhões, do valor de operações para a compra de bens de capital e capital de giro, e do prazo de carência à aquisição de bens de capital, que passou de 12 para 30 meses.
“Quem tiver interesse em ampliar o seu restaurante, melhorar sua pousada, reformar o seu hotel, construir um novo estabelecimento, fazer uma cozinha nova, nós trouxemos hoje aqui o Fungetur. É uma forma de aproximar o Ministério do Turismo do trade local e, também, ajudar a prepara-los para a COP 30”
Celso Sabino, ministro do Turismo