Parque Serra da Bodoquena (MS) é retirado de programa de desestatização
Local faz parte do Programa de Parcerias de Investimentos, que prevê concessão para prestação de serviços
O Governo Federal retirou o Parque Serra da Bodoquena do Programa Nacional de Desestatização. O parque nacional, que contempla as regiões de Bonito, Bodoquena e Jardim, no Estado do Mato Grosso do Sul, continuará sob responsabilidade da União.
Apesar de oParque Serra da Bodoquena não poder ser administrado pela iniciativa privada, o equipamento faz parte do Programa de Parcerias de Investimentos, que prevê concessões para prestação de serviços em seu entorno, como construção de restaurantes, hotéis, estacionamentos, entre outros.
As concessões para prestação de serviços são de responsabilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que realizará um estudo para entender as atuais necessidades do parque, como a contratação de mais guias turísticos e a construção de equipamentos turísticos em seu entorno e publicará as diretrizes para as concessões.
No ano passado, o Parque Serra da Bodoquena registrou um total de seis mil visitantes, representando um aumento de quase 600% em relação ao ano retrasado. Para este ano, a expectativa é aumentar o número de visitantes em relação a 2023.
A decisão de retirar o parque do Programa de Desestatização atendeu a uma recomendação do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos feita no ano passado. A decisão do presidente Lula revoga decretos do ex-presidente Jair Bolsonaro para a privatização de 18 unidades de conservação federais.