PAX Aeroportos inicia operação no Campo de Marte (SP) mirando eVTOLs
Concessionária mira explorar o mercado de veículos elétricos voadores, os chamados eVTOLs
Começou hoje (15) o início da operação da PAX Aeroportos no Campo de Marte, em São Paulo. A concessionária arrematou o usufruto da estrutura aeroportuária durante 30 anos e está, atualmente, na fase de transferência operacional, quando a gestão é compartilhada com a Infraero.
Segundo a concessionária, estão sendo realizados estudos de viabilidade para que o aeroporto Campo de Marte passe a operar voos com veículos elétricos voadores, os chamados eVTOLs. Esse tipo de veículo se encaixa na categoria de voos executivos, pois comportam poucos passageiros e trafegam em trajetos curtos. Atualmente, o aeroporto é um dos principais de aviação geral e executiva do Brasil, além de abrigar uma importante operação de helicópteros da Polícia Militar de SP.
Os eVTOLs são aeronaves elétricas projetadas para voos urbanos, com zero emissão de poluentes e baixo nível de ruídos. As aeronaves possuem autonomia de 100 quilômetros e comportam até quatro passageiros. A origem do nome é uma junção de siglas em inglês : E, para indicar que o veículo é elétrico e VTOL, de vertical take-off and landing, que sinaliza que o avião decola e pousa verticalmente.
"Eles podem revolucionar o transporte urbano metropolitano e são uma grande aposta da indústria aeronáutica mundial, com dezenas de bilhões de dólares de einvestimentos globais, inclusive na nossa Embraer, por meio da EVE. Campo de Marte tem tudo o que esse novo modal vai exigir: localização geográfica, espaço disponível e com investimentos adequados na infraestrutura elétrica. Queremos abrigar o primeiro voo de eVTOL em São Paulo"
Rogerio Prado, CEO da PAX Aeroportos
Campo de Marte muito além dos voos
Além de operar voos no aeroporto, a PAX poderá explorar, durante a concessão de 30 anos, toda a vocação imobiliária do Campo de Marte, localizado estrategicamente no coração da Zona Norte, próximo ao centro de SP e de vias importantes, como a Marginal Tietê, além de ser vizinho do Anhembi, da Rodoviária Tietê e do Shopping Center Norte.
"Já existem alguns empreendimentos imobiliários funcionando no espaço do aeroporto, como o Bras Leme Mall, que reúne lojas de pet shop, mercado e restaurantes. Queremos explorar esse potencial e ampliar a oferta de serviços, pois estamos inseridos em uma das áreas que mais cresce na cidade", afirma Prado.