Infraero assume operação do Aeroporto Regional de Linhares (ES)
Empresa pública federal terá 12 meses para adequar a estrutura aeroportuária às normas da Anac
A Infraero assumiu a gestão do Aeroporto Regional de Linhares, no Espírito Santo. O contrato de gestão e operação foi assinado nesta quinta-feira (28) em conjunto com o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi).
A Infraero irá realizar uma série de intervenções no terminal, incluindo o gerenciamento das tarefas de rotina essenciais ao funcionamento do aeroporto, bem como o atendimento aos requisitos estabelecidos nas legislações e normas vigentes da Anac. Também ficará sob responsabilidade da companhia a realização de atividades como segurança aeroportuária, treinamentos, segurança operacional, limpeza e conservação, manutenção, serviços de meio ambiente e de tecnologia da informação.
O prazo para que a Infraero realize investimentos essenciais para adequar o aeroporto às normas vigentes estabelecidas pela Anac é de 12 meses, podendo ser prorrogado até o limite de 60 meses. Em nota, a Infraero informou que fará um diagnóstico técnico completo da situação do aeroporto e com os entes que compõem o sistema de aviação civil, a fim de alavancar as operações locais.
"O Aeroporto de Linhares é um importante instrumento de desenvolvimento para a região Norte do Estado. Realizamos uma obra na pista em parceria com a União, construímos o terminal de passageiros e instalamos o PAPI para que pudéssemos ter voos de aviões a jato. Agora, com a gestão da Infraero, temos certeza de que o Aeroporto de Linhares vai se desenvolver mais para que possamos receber voos comerciais. A região Norte tem se tornado atrativa para grandes indústrias e o aeroporto vem nesse momento para trazer mais crescimento, facilidade no acesso, além de aumentar o Turismo local nessa região que tem lindas praias e lagoas”
Renato Casagrande, governador do Espírito Santo
O novo Aeroporto Regional de Linhares foi inaugurado em abril deste ano e já recebeu reformas que incluíram a expansão da pista de pousos e decolagens, ampliação e reforma do terminal de passageiros, nova fachada e reformulação das áreas internas e do estacionamento.
Ainda nesta semana, a Infraero também divulgou que passará a administrar dez aeroportos do interior do Ceará. O acordo vale para os terminais de Camocim, Campos Sales, Crateús, Iguatu, Quixadá, São Benedito, Tauá, Jericoacoara, Aracati e Regional de Sobral.