Karina Cedeño   |   26/02/2024 16:40

Para Kontik, decisão da Localiza foi 'goela abaixo' e faltou sensibilidade

Eduardo Vasconcellos diz que a TMC está aberta ao diálogo com a locadora


PANROTAS / Filip Calixto
Eduardo Vasconcellos, presidente da Kontik
Eduardo Vasconcellos, presidente da Kontik

Diante da repercussão do caso da Localiza, que anunciou mudança no modelo comercial anteriormente estabelecido com as TMCs, fazendo com que as agências corporativas associadas à Abracorp repensem a continuidade de suas parcerias comerciais com a locadora, o presidente da Kontik, Eduardo Vasconcellos, diz que a TMC está aberta ao diálogo com a Localiza, mas que enquanto isso não acontece, prevê uma queda significativa no share da locadora.

“Acho que faltou da Localiza sensibilidade para negociar condição, prazo, quando fazer, como fazer, se vai escalonar ou não. Foi um negócio goela abaixo e quando acontece dessa forma e ofende tanto assim nossa receita, não tem jeito. Os contratos que assinamos em 2022 e 2023 tinham uma condição e agora essa decisão quebra totalmente o equilíbrio financeiro desses contratos. A Localiza tem um share muito alto junto às agências das Abracorp e isso afeta as TMCs de forma significativa”, destaca

“Não temos nada contra a Localiza, estamos abertos ao diálogo, queremos conversar, mas enquanto isso não acontece, eu vejo uma queda substancial no share da locadora, não só na Kontik, mas de um modo geral, por parte das TMCs associadas à Abracorp. Foi uma decisão abrupta, radical e acredito que cada um vai tomar suas medidas na mesma direção, que é reduzir ao extremo o share da Localiza e aumentar o share de outras empresas concorrentes. Vários players já estão nos contatando e se colocando à disposição para que possamos desovar essa demanda”, destaca Vasconcellos.

Duda Vasconcellos

Segundo ele, os clientes da TMC estão sendo muito receptivos. “Estamos recebendo várias ligações deles, nos convidando a sentar juntos e encontrar um caminho diferente. Isso nos dá forças para seguir nesse caminho, pois queremos prestar o melhor serviço possível para o cliente”, conclui Duda Vasconcellos, que participa do Lacte19, evento de viagens corporativas realizado hoje e amanhã (27) pela Alagev, que acontece no Sheraton São Paulo WTC.

Segundo apurou a PANROTAS, a Localiza reduziu a comissão paga às TMCs (dependendo do volume em até metade do comissionamento), justificando com as mudanças no setor nos últimos dois anos.


Tópicos relacionados