Karina Cedeño   |   30/04/2024 18:03

Como está o cenário das viagens de incentivo? Alagev responde

Dados são da Pesquisa Anual de Viagens de Incentivo (PAVI) da entidade, feita com agências


PANROTAS / Emerson Souza
Luana Nogueira, diretora executiva da Alagev
Luana Nogueira, diretora executiva da Alagev

Durante a WTM Latin America, neste mês em São Paulo, a Alagev apresentou os resultados da Pesquisa Anual de Viagens de Incentivo (PAVI), realizada entre março e abril deste ano com mais de 70 participantes do setor.

A pesquisa foi respondida por 47 agências que realizam viagens de incentivos com tamanhos variados, desde a agência boutique até TMCs.

“Realizada em parceria com os membros de nossas comunidades, a PAVI tem como objetivo fornecer um benchmarking mais completo e aprofundado sobre o cenário atual da indústria do Turismo”, comentou a diretora executiva da entidade, Luana Nogueira, De acordo com os dados da PAVI, entre os clientes finais que participaram, foi identificado que empresas com mais de 1 mil funcionários realizam mais viagens de incentivos, principalmente do segmento alimentício e da indústria farmacêutica.

  • O estudo mostra que grande parte do mercado está trabalhando com até três agências e até três destinos para concorrências de incentivos, sendo uma boa prática. Em relação ao volume de Request for Proposal (RFP) foi apurada uma estagnação em 2024 e perspectiva de crescimento para 2025.
Reprodução/Alagev
  • A média de gastos por pessoa em viagens de incentivo nacional está entre R$ 5 mil e R$ 10 mil. Custos de hospedagem e passagens aéreas têm grande impacto na escolha. O estudo de viabilidade orçamentária e logística são também chaves para a tomada de decisão.
Reprodução/Alagev
  • Pensando em destinos brasileiros, a região Nordeste é a preferida, sendo a Bahia a 1ª colocada tanto para agências quanto para clientes. Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e Alagoas também estão no Top 10.
  • Destinos como Amazonas e Rio de Janeiro são apontados pelas agências como lugares atrativos em 2024/2025, mas pouco lembrados pelos clientes;
  • Rio Grande do Norte e Santa Catarina são os estados destacados pelos consumidores.
Reprodução/Alagev
  • Em relação aos internacionais, os Estados Unidos são o grande favorito dos clientes e a Itália surpreende na 2ª colocação. Já para as agências, Argentina e Chile despontam, seguidas por Portugal.
Reprodução/Alagev

Para acessar o estudo completo, clique aqui.


Tópicos relacionados