Guilherme Alcorta   |   01/12/2023 13:43
Atualizada em 01/12/2023 13:44

Feira Mice, IBTM de Barcelona teve 60 mil reuniões e apontou tendências

Claudia Hall, diretora de eventos da IBTM, falou sobre o sucesso dos negócios firmados na feira


José Guilherme Alcorta/ PANROTAS
Claudia Hall, da IBTM, Vaniza Schuler, da Embratur e Vasyl Zhygalo, da WTM
Claudia Hall, da IBTM, Vaniza Schuler, da Embratur e Vasyl Zhygalo, da WTM

BARCELONA - No último dia da IBTM, um dos mais importantes eventos globais para a indústria de eventos, conferências e feiras de Turismo - o Portal PANROTAS entrevistou Claudia Hall, diretora de eventos da feira, e Vasyl Zhygalo, diretor de Portfólio global da WTM, organizadora da feira.

Os dois falaram um pouco sobre o segmento MICE e os negócios firmados durante o evento, que aconteceu entre os dias 28 e 30 de novembro em Barcelona, Espanha.

Claudia relatou que o principal objetivo da feira é criar pequenas comunidades e deixar que os negócios fluam a partir do relacionamento livre entre empresas, empresários, poder público e entidades do segmento turístico. "A feira é uma oportunidade para que os players possam se conhecer pessoalmente e ampliar sua rede de negócios", relatou.

Ainda segundo a diretora de eventos, foram necessárias muitas adaptações no segmento MICE por conta da pandemia, com a criação de eventos on-line e não presenciais, videoconferências e uma série de outros recursos que pudessem driblar a impossibilidade de contato social, buscando não afetar os negócios.

"A IBTM é focada nos negócios, nos eventos, mas também é destino e cultura. A imersão no destino, na gastronomia local, nas expressões culturais, tudo isso faz parte do segmento MICE. Nesse sentido, Barcelona é uma cidade muito rica para o setor é há muita aprendizagem neste destino. Quando fazemos algo voltado para planejadores de eventos, como é o caso desta feira, tudo é mais difícil, pois estamos lidando com um público que sabe exatamente o que está acontecendo e quais os potenciais que um destino pode oferecer aos visitantes"

Vasyl Zhygalo, diretor de Portfólio global da WTM

Claudia também lembrou que o segmento MICE deve focar nas opções de lazer dos destinos, uma vez que o turista que viaja a negócios não fica focado apenas na feira, mas no potencial turístico de cada cidade.

"Eu sempre digo para as pessoas que o Brasil possui um potencial imenso no que diz respeito ao lazer nos momentos vagos de feiras e eventos. No hemisfério sul o sol já está brilhando a partir das 05h, então se a sua reunião começa às 09h, você tem aí pelo menos três horas de praia, sol e diversão para recarregar suas energias e aproveitar o melhor que o destino tem a oferecer", explica a executiva.

Tecnologias facilitam negócios e relacionamento

Um dos destaques desta edição é o número elevado de soluções tecnológicas disponíveis para o mercado de feiras e eventos, um reflexo do período pós-pandemia, que alia a facilidade da tecnologia em traduzir idiomas diferentes e conectar pessoas ao redor do mundo com a possibilidade de se expandir os negócios de maneira global.

A edição 2023 da IBTM World reuniu cerca de 4,7 mil frequentadores, 110 delegações e sediou mais de 60 mil reuniões de negócios. Pelo olhar dos organizadores, o evento foi um verdadeiro sucesso, com perspectivas de crescimento para os próximos anos.

Tópicos relacionados