Beatrice Teizen   |   26/02/2024 12:57

Eventos como ferramenta de marketing: veja estratégias

Tema foi abordado em um dos minilabs do Lacte 19, que acontece entre hoje (26) e amanhã (27) em São Paulo

PANROTAS / Filip Calixto
Karla Fidelis, da GS1, e Yasmin Barbosa, da Oncoclínicas, que também participou do minilab
Karla Fidelis, da GS1, e Yasmin Barbosa, da Oncoclínicas, que também participou do minilab

O Lacte 19 acontece nesta segunda-feira (26), reunindo mais de 1 mil gestores de viagens e eventos corporativos no Golden Hall do WTC Events Center, em São Paulo, até amanhã (27). Entre sessões educacionais e painéis, são realizados também os minilabs, criados pelas comunidades da Alagev.

Entre os temas pertinentes ao setor discutidos no palco, eventos como ferramenta de marketing foi um deles. Os encontros corporativos têm sido protagonistas quando o assunto é conteúdo, branding e relacionamento e, cada vez mais, se consolidam como importante ferramenta de marketing, fazendo parte das estratégias das organizações. Uma evidência disso é o crescimento do investimento no setor.

"Com a pandemia tivemos de nos adaptar em eventos, nos especializar, revisar as estratégias das empresas. Entendemos que o setor de eventos fazia parte do business da empresa, seja em números, resultado ou crescimento. Começamos a entender que, por meio do ROI, podíamos medir nosso trabalho e como oferecer à empresa esses resultados de forma tangível e intangível, com métricas e valores", pontua a gestora de Eventos da GS1 Brasil, Karla Fidelis.

PANROTAS / Filip Calixto
Patrizia Battaglia
Patrizia Battaglia

É por isso que os eventos precisam ser olhados como ferramenta de marketing e, dentro disso, com três tópicos em foco:

  • Conteúdo: o conteúdo precisa ser usado a favor da marca. Se o conteúdo agrega valor, o participante sairá de sua casa para ir ao evento. "É preciso trazer gente que trate do conteúdo com propriedade, com experiências reais. O público quer ver alguém que fale do que entende para depois poder aplicar na vida real", diz a gerente de Operações, Novos Negócios e Projetos Internacionais da Beauty Fair, Patrizia Battaglia.
  • Branding: "Eventos precisam ter esse olhar de branding, não somente para fazer dinheiro. Reforçar a marca, fortalecer a empresa, transformar aquela companhia em autoridade no assunto. Posicionar o seu negócio para que tenha essa credibilidade e autoridade", afirma Patrizia.
  • Experiência: Há diversas ferramentas de marketing úteis e funcionais, mas o evento presencial dá a oportunidade da experiência. Torna o encontro memorável. "Além disso, tem a questão do relacionamento. Quando pensamos no evento, além da agenda, pensamos no público que convidamos, que sai também de casa para se relacionar. Queremos oferecer conteúdo, criar conexões e experiências que fiquem marcadas em suas memórias. O ambiente digital oferece oportunidades preciosas de negócios, para qualquer empresa, mas poder pegar essas oportunidades, potencializar e expandir usando os eventos como ferramenta de marketing, é a chave", finaliza Pati.

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