Antonio R. Rocha   |   12/05/2016 10:50

Maceió analisa diferença entre negócios e eventos

Está sendo lançado nesta manhã (12), em Maceió, um inédito estudo do perfil do turista de negócios da capital alagoana. O prefeito de Maceió, Rui Palmeira, participa do evento. De acordo com o Maceió CVB, a cidade sediará 39 congressos, convenções ou jornadas até o final do ano.

Está sendo lançado nesta manhã (12), em Maceió, um inédito estudo do perfil do turista de negócios da capital alagoana. O prefeito de Maceió, Rui Palmeira, participa do evento. De acordo com o Maceió CVB, a cidade sediará 39 congressos, convenções ou jornadas até o final do ano.

A pesquisa revela dados sobre origem, idade, renda, tipo de hospedagem prioritária, interesse em atividades turísticas, fator de decisão de viagem, entre outras informações estratégicas sobre esse tipo de turista. O estudo foi realizado pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), que utilizou uma metodologia inédita no País, trazendo dados separadamente sobre o perfil dos turistas de negócios - que viajam para atender clientes e participar de reuniões, por exemplo - e os turistas de congressos - que viajam por conta de congressos e convenções das mais diferentes áreas, como saúde, economia, educação, entre outras.

Segundo a superintendente do Maceió CVB, Danielle Novis, a pesquisa servirá de contribuição tanto para órgãos públicos como para empresas do segmento de eventos. "Queremos começar a construir uma série histórica de avaliação dos clientes e subsidiar empresas através do perfil desses turistas, um público diferenciado, formador de opinião e, assim, entender as exigências e retribuir com serviços de qualidade". A consultora Marcela Pimenta, que coordenou o estudo, explica que uma revelação da pesquisa é que 93% dos entrevistados têm interesse na atividade de gastronomia. Cerca de 20% deles realizam atividades ao ar livre.

Em relação à hotelaria, ela comenta que os turistas de negócios se preocupam mais com a quantidade de tomadas em bom funcionamento no quarto do que com a vista exterior.. Isso aponta uma grande diferença de perfil em relação ao turista de lazer que, basicamente, chega a Maceió em busca de sol e mar. “De forma geral, os turistas de negócios têm um bom poder aquisitivo (65% têm renda acima de R$ 10 mil), alto grau de exigência em relação à prestação de serviços e autonomia na decisão sobre sua própria viagem, podendo estender ou não sua estadia na cidade, a depender do que ela tem a lhe oferecer”, explica o secretário de Turismo de Maceió, Jair Galvão.

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