Consumidor.gov.br inicia trabalho com turismo
Lançada em junho deste ano, a nova plataforma do Ministério da Justiça garante aprimorar os métodos de registro de queixas sobre empresas de diversos setores – respostas para os relatos devem chegar em até dez dias no sistema do site.
Lançada em junho deste ano, o consumidor.gov.br, a nova plataforma do Ministério da Justiça garante aprimorar os métodos de registro de queixas sobre empresas de diversos setores – respostas para os relatos devem chegar em até dez dias no sistema do site. Grandes empresas de diversos segmentos questionam a falta de critérios proporcionais do site mais conhecido para a mesma finalidade, o Reclame Aqui: nele, quem tem mais queixas tem também um volume bem maior de vendas do que quem empresas que acabam tendo ranking positivo, mas com vendas baixas. Uma das descontentes é a Decolar.com, que, ao lado da Avianca, está no conselho do novo site do Ministério da Justiça, consumidor.gov.br e ajudou o MJ com as demandas do setor.
Acessando o consumidor.gov.br, usuários podem relatar problemas e acessar depoimentos públicos de usuários. O banco de dados do site reúne empresas que cadastraram-se de maneira voluntária (já há várias da indústria de viagens e turismo), a fim de solucionar as questões rápida e praticamente – além do que, a plataforma é inteiramente gratuita e não gera custos para nenhum dos lados.
CADASTRO
O novo usuário que desejar criar uma conta no sistema deve acessar o portal e seguir o passo a passo de adesão – o cadastro requer a inserção de um CPF, a fim de garantir que cada pessoa possua apenas um perfil. O sistema de atendimento Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, o Sindec, acumula todas as reclamações dos Procons e conta com cerca de 12 milhões de atendimentos registrados em seu banco de dados. As empresas que somaram mais reclamações ali foram procuradas pelo Ministério da Justiça para que aderissem à plataforma. De acordo com a secretária nacional do Consumidor, Juliana Pereira, a Match foi a única empresa da lista com muitas reclamações no sistema que recusou a proposta de adesão, alegando que não havia interesse em aderir no momento.
Empresas de turismo que já aderiram ao sistema incluem a Americanas Viagens, Decolar.com, Shoptime Viagens, Submarino Viagens, Tam Viagens, Avianca Internacional, Avianca Brasil e Tam.
Acessando o consumidor.gov.br, usuários podem relatar problemas e acessar depoimentos públicos de usuários. O banco de dados do site reúne empresas que cadastraram-se de maneira voluntária (já há várias da indústria de viagens e turismo), a fim de solucionar as questões rápida e praticamente – além do que, a plataforma é inteiramente gratuita e não gera custos para nenhum dos lados.
CADASTRO
O novo usuário que desejar criar uma conta no sistema deve acessar o portal e seguir o passo a passo de adesão – o cadastro requer a inserção de um CPF, a fim de garantir que cada pessoa possua apenas um perfil. O sistema de atendimento Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, o Sindec, acumula todas as reclamações dos Procons e conta com cerca de 12 milhões de atendimentos registrados em seu banco de dados. As empresas que somaram mais reclamações ali foram procuradas pelo Ministério da Justiça para que aderissem à plataforma. De acordo com a secretária nacional do Consumidor, Juliana Pereira, a Match foi a única empresa da lista com muitas reclamações no sistema que recusou a proposta de adesão, alegando que não havia interesse em aderir no momento.
Empresas de turismo que já aderiram ao sistema incluem a Americanas Viagens, Decolar.com, Shoptime Viagens, Submarino Viagens, Tam Viagens, Avianca Internacional, Avianca Brasil e Tam.