Inteligência artificial deve ser próximo passo da Expedia
O mercado tem mostrado que a inteligência artificial (AI, da sigla em inglês) deve realmente ser o futuro do atendimento a clientes. Após a companhia aérea KLM divulgar que seu suporte por meio de redes sociais será assistido por essa tecnologia, agora foi a vez da
O mercado tem mostrado que a inteligência artificial (AI, da sigla em inglês) deve realmente ser o futuro do atendimento a clientes. Após a companhia aérea KLM divulgar que seu suporte por meio de redes sociais será assistido por essa tecnologia, agora foi a vez da Expedia mostrar interesse em AI com o mesmo intuito, melhor servir seus usuários.
Ainda pouco explorada comercialmente, a inteligência artificial abre caminho para diversas utilizações. Em se tratando de uma poderosa plataforma de viagens como a Expedia, há quem preveja que o planejamento de férias utilizando AI é o objetivo a ser alcançado.
No entanto, o CEO da companhia, Dara Khosrowshahi, afirmou durante o Skift Global Forum que o caminho é outro. “Para mim, poder contatar a Expedia pelo [Facebook] Messenger ou via texto, dizendo ‘cancele minha reserva de hotel para Nova York na semana que vem’ é uma experiência muito mais agradável do que fazer uma ligação ou acessar o website”, exemplifica.
O sonhado próximo passo, o de planejamento de viagens, ainda é impraticável, afirma o CEO, dada a necessidade de um grande volume de dados para se trabalhar. “Acredito que a experiência no planejamento e reserva via AI tem um grande desafio porque resultará em diversas buscas nulas. A inteligência artificial não irá entender o que está sendo dito”, argumenta.
Focado inicialmente em viajantes de lazer, Khosrowshahi não nega que o intuito é também chegar no público corporativo. “Devemos começar utilizando em pequenos casos e começar dali”, concluiu.
Ainda pouco explorada comercialmente, a inteligência artificial abre caminho para diversas utilizações. Em se tratando de uma poderosa plataforma de viagens como a Expedia, há quem preveja que o planejamento de férias utilizando AI é o objetivo a ser alcançado.
No entanto, o CEO da companhia, Dara Khosrowshahi, afirmou durante o Skift Global Forum que o caminho é outro. “Para mim, poder contatar a Expedia pelo [Facebook] Messenger ou via texto, dizendo ‘cancele minha reserva de hotel para Nova York na semana que vem’ é uma experiência muito mais agradável do que fazer uma ligação ou acessar o website”, exemplifica.
O sonhado próximo passo, o de planejamento de viagens, ainda é impraticável, afirma o CEO, dada a necessidade de um grande volume de dados para se trabalhar. “Acredito que a experiência no planejamento e reserva via AI tem um grande desafio porque resultará em diversas buscas nulas. A inteligência artificial não irá entender o que está sendo dito”, argumenta.
Focado inicialmente em viajantes de lazer, Khosrowshahi não nega que o intuito é também chegar no público corporativo. “Devemos começar utilizando em pequenos casos e começar dali”, concluiu.
*Fonte: Skift