Rafael Faustino   |   01/09/2016 14:18

Procura por hospedagens como Airbnb decola nas OTAs

O grupo Priceline, dono do Booking.com, e a Expedia reportaram grande crescimento desse segmento em seus balanços recentes

Os meios alternativos de hospedagem se tornam cada vez mais importantes para as principais OTAs globais. O grupo Priceline, dono do Booking.com, e a Expedia reportaram grande crescimento desse segmento em seus balanços recentes, mostrando que o viajante está cada vez mais interessado em novas experiências na hora de escolher onde ficar, e que o Airbnb já tem fortes concorrentes nesse quesito.

Segundo o CEO da Expedia, Dara Khosrowshahi, o as residências ofertadas no Homeaway, serviço da empresa concorrente do Airbnb, crescem “na casa dos 20%” no semestre e já ultrapassam a marca de um milhão. Esse foi um dos fatores que levaram a empresa a aumentar sua receita em 36% no segundo trimestre do ano sobre o mesmo período do ano passado. “O inventário no Homeaway vai ser fundamental para nossos produtos no longo prazo”, aposta Khosrowshahi.

Flickr/Heather Cowper
Casas como essa disponibilizadas no Homeaway são cada vez mais atrativas para o público

No Booking.com, dos 23,7 milhões de quartos disponíveis para reservas, cerca de 7,3 milhões são “casas, apartamentos, vilas e outras categorias de lugares únicos para ficar”, de acordo com o CEO do Priceline, Jeffrey Boyd. O número de hospedagens alternativas disponíveis cresceu 39% entre os segundos trimestres de 2015 e 2016, segundo ele.

Reprodução/Booking.com
O Booking.com já tem uma estrutura específica dedicada a casas e apartamentos em seu site

ANÁLISE

Para o vice-presidente de pesquisas da Phocuswright, trata-se de um mercado “enorme e ainda em crescimento”. O experiente profissional afirma que “é o crescimento mais rápido que já viu em uma nova indústria vertical, só com a possível exceção dos dispositivos mobile”.

Segundo ele, o grande mérito desses serviços, assim como de administradores de propriedades nos Estados Unidos e Europa, tem sido tornar esses lugares mais facilmente acessíveis para os consumidores, facilitando também a comparação de preços e a reserva em poucos cliques.

A opinião é corroborada por outro analista, Henry Harteveldt, da Atmosphere Research. “Como bons varejistas, Expedia e Priceline querem oferecer quanta variedade for possível a seus clientes, para que esses proprietários sempre possam dizer “sim, temos algo novo para você” cada vez que viajantes buscarem as reservas”, opina.

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