Maria Izabel Reigada   |   29/11/2012 17:29

MTur reúne gestores estaduais de serviços turísticos

Desde terça-feira, representantes da gestão pública do turismo de 26 Estados estão reunidos em Brasília no 6º Encontro dos Coordenadores Regionais de Serviços Turísticos. Segundo o coordenador-geral de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo

Desde terça-feira, representantes da gestão pública do turismo de 26 Estados estão reunidos em Brasília no 6º Encontro dos Coordenadores Regionais de Serviços Turísticos. Segundo o coordenador-geral de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo, Jair Galvão Neto, a reunião de trabalho tem o objetivo de “alinhar processos, trocar informações sobre projetos em andamento nos governos federal e estaduais e esclarecer novidades sobre marcos regulatórios que devem impactar o setor em 2013”.

Também participam do evento técnicos do Ministério do Turismo das áreas de Regionalização, Informação Turística, Segmentação e Qualificação dos Serviços Turísticos. De acordo com o secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz, o setor, no País, “precisa aprimorar seu pensamento estratégico, mensurar melhor o impacto econômico que o setor pode trazer para a economia nacional – que pode ser o setor mais rentável do Brasil”.

O secretário informou que os parques nacionais em unidades de conservação federal devem ganhar atenção redobrada do Ministério do Turismo em 2013. “O projeto Parques da Copa é um tema estratégico para nós. Isso porque a natureza é a primeira vocação turística do Brasil. O país tem 68 parques federais abertos à visitação. É possível pensar programas nacionais que valorizem esse potencial regional”, afirmou. A pauta traz ainda a implantação do Sistema Brasileiro de Classificação dos Meios de Hospedagem (SBClass), inovação e simplificação tecnológica para o Cadastur e implantação do Sistema Nacional de Registro de Hóspedes (SNRHos). A reunião termina amanhã e, ao final do encontro, os gestores construirão o Plano de Ação 2013 com metas e diretrizes conjuntas para o turismo brasileiro.

Tópicos relacionados