Danilo Teixeira Alves   |   07/12/2012 17:53

Mercosul avança no alinhamento de dados do setor

A 12ª Reunião de Ministros do Turismo do Mercosul, iniciada na manhã de hoje (7), foi marcada por debates em torno do tema “Harmonização das Estatísticas de Turismo” no bloco.

A 12ª Reunião de Ministros do Turismo do Mercosul, iniciada na manhã de hoje (7), foi marcada por debates em torno do tema “Harmonização das Estatísticas de Turismo” no bloco. Os representantes dos países-membros concordaram em unir esforços para padronizar a metodologia de estudos e pesquisas sobre o fluxo turístico sul-americano. A medida tem o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Organização Mundial de Turismo (OMT).

“Tivemos uma reunião extremamente proveitosa, com uma agenda intensa e muito importante para todos os participantes. A harmonização das estatísticas entre os nossos países (Brasil, Argentina, Uruguai, Venezuela e Equador) é fundamental na tomada de decisões estratégicas”, explicou o ministro do Turismo brasileiro, Gastão Vieira.

A qualificação profissional também foi discutida. Projeto-piloto desenvolvido entre Brasil e Uruguai prevê a estruturação de cursos de gastronomia, hotelaria e guias de turismo nas cidades de fronteira. Pelo projeto, a construção das escolas será financiada pelo Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul (Focem). As aulas serão oferecidas no formato de intercâmbio em Santana do Livramento (RS), do lado brasileiro, e Riviera, no Uruguai. Os demais integrantes do Mercosul manifestaram interesse participar da ação.

Tópicos relacionados