Trade do MT ganha linha de crédito para fomentar setor
Governador Pedro Taques assinou uma série de projetos para o Turismo do Estado durante a Fit Pantanal

CUIABÁ – Uma série de assinaturas visando à melhoria do Turismo do Mato Grosso foi apresentada hoje pelo governador do Estado, Pedro Taques, no segundo dia da Fit Pantanal, em Cuiabá. Ao lado do secretário de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, do secretário de Desenvolvimento do Turismo do Mato Grosso, Luis Carlos Nigro, e de outras autoridades, Taques oficializou o programa Desenvolve Turismo, o projeto de lei Voe Mato Grosso, além da lei que cria o Conselho Estadual de Desenvolvimento do Turismo (Cedetur).
O Desenvolve Turismo visa oferecer uma linha de crédito a empresas mato-grossenses do setor para aquisições de bens e serviços em prol da melhoria e da infraestrutura de micro e pequenas empresas do Estado. A lei Voe Mato Grosso, por sua vez, dispõe do programa estadual de incentivo à aviação regional, que tenta desenvolver o transporte aéreo de passageiros e cargas no território mato-grossense. Já o Cedetur terá a meta de propor ações e oferecer subsídios para a formulação da política de desenvolvimento turístico do Estado seguindo orientações governamentais.

“O Voe MT é um projeto que vai multiplicar os voos regionais, trazer desenvolvimento dentro de uma nova metodologia de programas de incentivos fiscais, que não podem ser individuais, mas setoriais”, comentou. “O Desenvolve Turismo é uma linha exclusiva para o Turismo que vai trabalhar com incentivos fiscais para fomentar o setor. Por fim,uma reivindicação extremamente antiga do trade, o Cedetur, para que o setor privado trabalhe junto com o público. É uma nova ótica, uma nova roupagem.”
O governador Pedro Taques também falou sobre as leis e projetos assinados. “O Voe MT é muito significativo. Aos poucos vamos fazer de Cuiabá um hub regional. Daqui a Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, dá pouco mais de uma hora de voo e, de lá, há dois voos diários para Miami, feitos em seis horas e meia, e dois voos diários a Madri, em 11 horas. O mato-grossense não precisará ir a São Paulo e isso é um avanço enorme. Já somos o terceiro maior hub do Brasil para a Azul. Gradativamente vamos acertando os detalhes estruturais não só do aeroporto como de toda cidade e seus serviços”, afirmou, ainda mencionando o corporativo. “Cuiabá pode ser um grande centro de eventos e isso está entre as prioridades da Sedec.”
OBSERVATÓRIO DO TURISMO
Também foi apresentado durante a assembleia, a ferramenta de observação da realidade turística, que serve para monitorar a evolução de dados e informações que subsidiem o planejamento de políticas públicas para o setor. O portal, inédito no Estado, é desenvolvido em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso e financiado com recursos da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco).