Felipe Niemeyer   |   12/11/2009 15:58

Turismo é prioridade para Assembleia Legislativa do Rio

A luta pela regulamentação da atividade dos agentes de turismo, que ainda não é reconhecida nacionalmente, será uma das prioridades da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

A luta pela regulamentação da atividade dos agentes de turismo, que ainda não é reconhecida nacionalmente, será uma das prioridades da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Durante audiência pública realizada ontem (dia 11), no Palácio Tiradentes, o presidente da Comissão, deputado João Pedro (DEM), disse que irá a Brasília brigar pela aprovação do Projeto de Lei 5.120/01, que trata da questão, e preparar, na Alerj, documento oficial que demonstra o apoio integral a esse tipo de regulamentação.

“As agências de turismo formam uma parceria fundamental com o Executivo na medida em que ajudam a captar turistas e gerar condições para a permanência deles no Estado”, afirmou o parlamentar. João Pedro também defende que seja destinado, pelo menos, 1% do orçamento do Estado para o setor turístico. “O Estado precisa dar um aporte de mínimas condições para que a Companhia de Turismo Fluminense, a Turisrio, possa fazer seu trabalho e ouvir as demandas dos municípios do interior, que também têm forte potencial turístico”, defendeu.

Para o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio de Janeiro (Abav-RJ), Luiz Strauss, é preciso interação entre os agentes de turismo e governantes para que o Rio fique cada vez mais atrativo. “Nossa cidade está numa fase muito propícia ao crescimento, mas temos que fazer o nosso dever de casa, investindo na infraestrutura necessária, trabalhando em cima da ordem urbana, do crescimento da infraestrutura rodoviária, nos aeroportos e no Porto Maravilha”, sugeriu. Strauss também reivindicou a redução do ISS cobrado sobre as agências de viagens, o aumento das opções de entretenimento e a criação de emendas parlamentares que desenvolvam o turismo. “Estas mobilizações nos ajudam a ter condições de dar marketing às nossas atrações e investir na qualificação de profissionais”, justificou.

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