Forma faz 15 anos e atende 320 mil jovens no período
A Forma Turismo, especializada em viagens para jovens – sobretudo as de formatura – e líder no segmento no País, completa 15 anos no próximo dia 25 e atendeu, no período, cerca de 320 mil pessoas
A Forma Turismo, especializada em viagens para jovens – sobretudo as de formatura – e líder no segmento no País, completa 15 anos no próximo dia 25 e atendeu, no período, cerca de 320 mil pessoas.
“Acho que alcançamos alguns de nossos objetivos: tornar a Forma um sinônimo de viagem, uma marca e um status; em uma empresa sólida financeiramente; segura para quem trabalha e viaja; e líder de mercado”, diz um dos sócios-diretores da operadora, Renato Costa. Ele e o também sócio-diretor, Fábio Depret, receberam a reportagem do Portal PANROTAS para uma entrevista exclusiva na sede da companhia, no bairro de Moema (zona sul de São Paulo).
Segundo Costa e Depret, alguns dos fatores que levaram à liderança de mercado no setor foram: “o foco 100% na empresa dos cinco sócios-diretores; a expansão geográfica – até o próximo mês a operadora terá 16 lojas próprias e mais de 100 franqueadas em 18 Estados –; o uso intensivo das redes sociais (hoje fortemente presente no Twitter, Facebook e You Tube); investimento em treinamento de monitores para as viagens (cerca de R$ 3 milhões por ano); e solidez financeira”.
“Abrimos a Forma em 1997 e acredito que a grande virada, ou seja, a conquista da liderança, ocorreu de 2001 para 2002, quando nos tornamos uma operadora”, recorda Costa. “Levamos mais ou menos 320 mil pessoas nesses 15 anos e hoje, 70% do nosso movimento é de viagens nacionais e 30% para destinos no Exterior”, emenda Depret.
DESAFIOS
Entre os desafios futuros, Depret nomeia as oportunidades de negócios em “cidades pequenas do interior de vários Estados” e a expansão do mercado.
“Na Argentina, onde a tradição de viagens de formatura existe há 60 anos, Bariloche, por exemplo, recebe 200 mil estudantes por ano. No Brasil, esse nicho, trabalhado de forma profissional, é muito recente e há muito o que ser conquistado”, finaliza ele.
“Acho que alcançamos alguns de nossos objetivos: tornar a Forma um sinônimo de viagem, uma marca e um status; em uma empresa sólida financeiramente; segura para quem trabalha e viaja; e líder de mercado”, diz um dos sócios-diretores da operadora, Renato Costa. Ele e o também sócio-diretor, Fábio Depret, receberam a reportagem do Portal PANROTAS para uma entrevista exclusiva na sede da companhia, no bairro de Moema (zona sul de São Paulo).
Segundo Costa e Depret, alguns dos fatores que levaram à liderança de mercado no setor foram: “o foco 100% na empresa dos cinco sócios-diretores; a expansão geográfica – até o próximo mês a operadora terá 16 lojas próprias e mais de 100 franqueadas em 18 Estados –; o uso intensivo das redes sociais (hoje fortemente presente no Twitter, Facebook e You Tube); investimento em treinamento de monitores para as viagens (cerca de R$ 3 milhões por ano); e solidez financeira”.
“Abrimos a Forma em 1997 e acredito que a grande virada, ou seja, a conquista da liderança, ocorreu de 2001 para 2002, quando nos tornamos uma operadora”, recorda Costa. “Levamos mais ou menos 320 mil pessoas nesses 15 anos e hoje, 70% do nosso movimento é de viagens nacionais e 30% para destinos no Exterior”, emenda Depret.
DESAFIOS
Entre os desafios futuros, Depret nomeia as oportunidades de negócios em “cidades pequenas do interior de vários Estados” e a expansão do mercado.
“Na Argentina, onde a tradição de viagens de formatura existe há 60 anos, Bariloche, por exemplo, recebe 200 mil estudantes por ano. No Brasil, esse nicho, trabalhado de forma profissional, é muito recente e há muito o que ser conquistado”, finaliza ele.