Felipe Niemeyer   |   02/03/2010 11:16

Turismo brasileiro espera faturar 14,6% mais este ano

Os empresários do setor turístico brasileiro estão otimistas com o mercado em 2010. Pelo menos é o que indica a sexta Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo (Pacet), divulgada há pouco, no Rio, pelo Ministério do Turismo e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), parceiras no projeto

Os empresários do setor turístico brasileiro estão otimistas com o mercado em 2010. Pelo menos é o que indica a sexta Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo (Pacet), divulgada há pouco, no Rio, pelo Ministério do Turismo e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), parceiras no projeto.
Os dados indicam que, ao contrário do ano passado, quando o cenário de crise amedrontava os empresários, 2010 promete ser um período de bons resultados para as empresas, contando inclusive com possibilidade de investimentos, como contratação de pessoal, por exemplo.

O resultado consolidado (em comparação a 2009) revela que a expectativa do setor é de um aumento de 14,6% no faturamento. Os ramos que esperam os mais elevados incrementos são Feiras, Locadoras de Automóveis, Operadoras, Transporte Aéreo e Turismo Receptivo. No quesito postos de trabalho, o turismo receptivo e os meios de hospedagem são as áreas que mais devem contratar em 2010 (11% e 7,8%, respectivamente). A variação dos resultados ficou em 4,9% no resultado consolidado entre os nove ramos pesquisados.

Tópicos relacionados