Artur Luiz Andrade   |   11/08/2010 13:00

Tam propõe flexibilização e DU internacional

Tam apresenta sua proposta à Abav: DU internacional começa em setembro.

O vice-presidente comercial e de Planejamento da Tam, Paulo Castello Branco, e o diretor de Vendas da empresa, Klaus Kühnast, acabam de apresentar aos presidentes de Abavs nova proposta de remuneração. Na DU doméstica, devido a um pedido do Ministério Público, a Tam sugere a flexibilização da taxa a partir de janeiro de 2011. Ou seja, no sistema haverá um campo para cada agência cobrar o que quiser, até 10% do bilhete ou R$ 30, o que for maior. O MP acusou a Tam e a Abav de formarem cartel com a taxa unificada. A Tam ainda não decidiu que valor cobrará em sua venda direta, mas já disse que no site contiuará não cobrando a DU.

Ainda na proposta da Tam, a DU internacional entraria em vigor em duas etapas. No dia 1 de setembro, a comissão cairia para 2% e a DU seria de 4%. Em janeiro de 2011, a comissão seria zero, como no doméstico, e a DU flexível.

Outra mudança será em relação à tarifa GR, de venda ao governo. A Tam quer unificar a comissão em 7% e 6% em todo o País, no modelo de hoje.

O Conselho de Presidentes e a diretoria da Abav vai se reunir à tarde para decidir se aceita a poroposta. Mas alguns já pediram mais prazo para o início da DU internacional e volta a negociação da questão do site da Tam. A seu favor, a Tam tem o contrato assinado há pouco mais de dois anos e que já previa que não haveria cobrança em seu site, nem no doméstico e nem no internacional. O contrato vale até 2013.

Tam adia início da proposta.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados