Biaphra Galeno   |   20/11/2012 19:22

Embratur fomenta roteiros sobre história afrobrasileira

Hoje (terça-feira, dia 20) quando se comemora o Dia da Consciência Negra, a Embratur anunciou projeto voltado para o turismo étnico. “A busca pela memória familiar e também social é sempre um grande motivador de viagens”, avalia o presidente da Embratur, Flávio Dino.

Hoje, quando se comemora o Dia da Consciência Negra, a Embratur anunciou projeto voltado para o turismo étnico. “A busca pela memória familiar e também social é sempre um grande motivador de viagens”, avalia o presidente da Embratur, Flávio Dino. O instituto afirma que tem reforçado a promoção do turismo cultural no Brasil, com o objetivo de explorar o potencial de um dos atributos turísticos mais bem avaliados pelo estrangeiro que visita o País.

Para 2013, a Embratur tem desenvolvido um programa especifico para o turismo étnico, em especial voltado para o público afro-americano e africano, que visitam o País motivados pela diversidade cultural. Os produtos serão os roteiros históricos, que perpassam pela construção da identidade do negro no Brasil, segundo a coordenadora geral de Acompanhamento e Estruturação de Produtos da Embratur, Delma Andrade.

A decisão de montar os roteiros foi definida em maio, quando Dino recebeu o presidente da Fundação Cultural Palmares, Eloi Ferreira. Os dois decidiram firmar uma cooperação entre as duas instituições para construir roteiros baseados em momentos importantes da história negra no Brasil, principalmente ligados à história contra a escravidão. “A busca pela memória familiar e também social e histórica é sempre um grande motivador de viagens em todo o mundo”, afirmou Dino.

Tópicos relacionados