Conectividade e conteúdo permeiam futuro das viagens
Diretor para Viagens do Google, Rob Torres palestrou esta manhã no Think Travel 2014, evento organizado pela empresa para discutir tendências do mercado de turismo
Diretor para Viagens do Google, Rob Torres palestrou esta manhã no Think Travel 2014, evento organizado pela empresa para discutir tendências do mercado de turismo.
Na avaliação dele, o futuro do setor será baseado em pelo menos dois elementos. O primeiro é a conectividade, visto que cresce o número de dispositivos móveis no mundo e o tempo gasto na utilização deles. De acordo com pesquisa divulgada pelo executivo, a busca de viagens na internet por meio de computador no Brasil passou de 84% em janeiro de 2013 para 71% em junho deste ano. No mesmo período, as buscas via tablet permaneceram com 5% e a utilização de smartphone subiu de 11% para 23%.
Entre janeiro e agosto deste ano foram feitos 10,7 milhões de downloadas entre os 25 principais apps de viagens - crescimento de 97%.
Na opinião do diretor, as empresas devem proporcionar experiências igualmente agradáveis em todas as plataformas. “Para que o consumidor não se desaponte e busque as informações em outro lugar”, justifica.
O segundo elemento diz respeito à produção de conteúdo – a tendência, de acordo com ele, aponta para uma valorização crescente dos vídeos. “Hoje, uma boa parte das pesquisas de viagens se dá por vídeos. No futuro, meus filhos vão buscar informações em vídeo.” Um case de sucesso apresentado por Torres em relação à boa utilização de vídeos é o da Turkish, com a campanha que envolve uma disputa entre os astros Kobe Bryant, do basquete, e Messi, do futebol.
LEIA TAMBÉM:
Qual Estado mais pesquisa viagens via mobile no Brasil?
Ministro: “MTur tem de avançar na era do Big Data”
Na avaliação dele, o futuro do setor será baseado em pelo menos dois elementos. O primeiro é a conectividade, visto que cresce o número de dispositivos móveis no mundo e o tempo gasto na utilização deles. De acordo com pesquisa divulgada pelo executivo, a busca de viagens na internet por meio de computador no Brasil passou de 84% em janeiro de 2013 para 71% em junho deste ano. No mesmo período, as buscas via tablet permaneceram com 5% e a utilização de smartphone subiu de 11% para 23%.
Entre janeiro e agosto deste ano foram feitos 10,7 milhões de downloadas entre os 25 principais apps de viagens - crescimento de 97%.
Na opinião do diretor, as empresas devem proporcionar experiências igualmente agradáveis em todas as plataformas. “Para que o consumidor não se desaponte e busque as informações em outro lugar”, justifica.
O segundo elemento diz respeito à produção de conteúdo – a tendência, de acordo com ele, aponta para uma valorização crescente dos vídeos. “Hoje, uma boa parte das pesquisas de viagens se dá por vídeos. No futuro, meus filhos vão buscar informações em vídeo.” Um case de sucesso apresentado por Torres em relação à boa utilização de vídeos é o da Turkish, com a campanha que envolve uma disputa entre os astros Kobe Bryant, do basquete, e Messi, do futebol.
LEIA TAMBÉM:
Qual Estado mais pesquisa viagens via mobile no Brasil?
Ministro: “MTur tem de avançar na era do Big Data”