Renê Castro   |   01/09/2015 11:03

Tam é aérea preferida no Tripadvisor; confira pesquisa

O Tripadvisor divulgou hoje os resultados da terceira edição de sua pesquisa Air Travel Survey sobre viagens de avião. Foram pesquisados 1.010 viajantes brasileiros, de 21 a 27 de abril deste ano.

O Tripadvisor divulgou hoje os resultados da terceira edição de sua pesquisa Air Travel Survey sobre viagens de avião. Foram pesquisados 1.010 viajantes brasileiros, de 21 a 27 de abril deste ano.

O levantamento revela que, no momento da compra, o preço (81%) e os voos diretos (74%) são os fatores decisivos na escolha da companhia, enquanto os atrasos e cancelamentos são a maior queixa para 83%. Por outro lado, os serviços de sites de comparação de preços (77%), a facilidade de reservar on-line (72%) e as opções de voos (67%) são aspectos que têm melhorado nos últimos anos segundo os participantes.

Em abril, quando a pesquisa foi feita, 54% dos usuários disseram que fariam entre uma e duas viagens internacionais este ano, 13% a mais do que em 2014. Com relação a viagens nacionais, 31% dos brasileiros pretendiam fazer de três a quatro viagens nacionais em 2015, e 29% afirmam que viajariam entre uma e duas vezes para destinos regionais, um número 3% maior do que no ano anterior.

“O interesse dos brasileiros em viajar de avião continua a crescer”, afirmou a porta-voz do Tripadvisor no Brasil, Claudia Martinelli,. "Além disso, é possível notar que cada vez mais os viajantes estão usando smartphones e aplicativos na hora de pesquisar voos e fazer check-in”, completa.

PESQUISAS
Com o preço sendo o principal fator de decisão de compra de passagens aéreas, 40% dos participantes afirmam pesquisar valores em até três sites. Cerca de 88% consideram os sites de comparação de preços muito importantes.

Para voos internacionais, quase metade dos brasileiros (42%) faz as reservas com quatro meses ou mais de antecedência. Já para os voos nacionais, esse tempo cai para 30 (24%) ou 60 dias (18%).

EVOLUÇÃO
De acordo com o levantamento, diversos quesitos apresentaram melhorias nos últimos cinco anos para o crescimento das viagens de avião. Os sites de comparação de preços (77%) foram os principais responsáveis, para os entrevistados, seguido da facilidade de reservar on-line (72%), e as opções de itinerários (67%). Rotas para novos destinos (57%) e o processo de check-in (49%) também foram citados

Já no caso dos programas de fidelidade, o Tripadvisor constatou que não houve evolução significativa nos últimos cinco anos, com 29% dos entrevistados afirmando que os programas melhoraram um pouco (29%) ou que não houve mudanças (26%). Para 18%, a análise é ainda mais preocupante: ficaram um pouco pior. Por outro lado, 79% dos consumidores afirmaram que aumentou a facilidade em resgatar os pontos durante o período.

TECNOLOGIA
O uso de smartphones tem crescido nos processos de viagens. Entre os principais serviços estão a realização do check-in, seguida por pesquisas de voos e verificação do status de voos. Mais da metade dos participantes (51%), porém, classificam o serviço de Wi-Fi a bordo ruim ou péssimo, enquanto 42% afirmam que o acesso à internet não é nem muito bom nem muito ruim. Apenas 6% dizem que o serviço é ótimo ou bom.

AÉREAS PREFERIDAS
Um dos itens mais interessantes da pesquisa é sobre a preferência dos internautas no quesito companhia aérea. A Tam foi eleita a mais querida, seguida por Azul e Air France. Gol aparece na quarta posição, à frente de Avianca, American Airlines e Emirates. KLM (8ª), Lufthansa (9ª) e British Airways (10ª) completam a lista.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados