Jeanine: Capacidade e competência são legados públicos
A presidente da Embratur, Jeanine Pires, participa de painel no Salão do Turismo - Roteiros do Brasil e fala dos legados deixados por eventos como Copa do Mundo e Olimpíada
A presidente da Embratur, Jeanine Pires, que dividiu com o secretário Ricardo Leyser Gonçalves, do Ministério do Esporte, o painel sobre Grandes Eventos Esportivos e o marketing de destinos turísticos, disse que os exemplos de capacidade e competência são os legados públicos que a competição deixa quando a organização é bem sucedida, como foi o caso do Pan. “No final dos jogos o presidente da Confederação elogiou a organização e declarou ter sido este um dos melhores da história do Pan”, disse Jeanine, apontando que este foi o aprendizado para o País que agora se alia à experiência que ele já tem em sediar grandes eventos de rua, entre os quais citou o Círio de Nazaré (PA), a Oktoberfest (SC) e o Galo da Madrugada (PE), que chegam a atrair 1,5 milhão de pessoas.
Ainda de acordo com Jeanine, pesquisas revelam que 70% das pessoas que visitam um destino motivadas por um grande evento esportivo, o estão conhecendo pela primeira vez, e quando partem manifestam o desejo de voltar, afirmam ter melhorado a imagem prévia que faziam e, principalmente, costumam apontar o evento a que assistiram como o melhor já realizado. Na projeção que faz para a Copa do Mundo de 2014, a Embratur traçou como meta ter pelo menos 25% dos visitantes motivados pelos jogos realizando viagens pelo entorno das cidades-sedes.
Ainda como exemplo prático de legado, e falando em Olimpíada, Jeanine lembrou Barcelona, na Espanha, que foi sede dos jogos em 1992 e promoveu uma transformação urbana, cuja imagem positiva se mantém até hoje, mais de uma década depois. Lembrando a última Copa, a presidente da Embratur citou, ainda, que a Alemanha também conseguiu mudar (positivamente) a percepção de sua imagem ao lançar o mote “A time do make friends”, para marcar-se como um destino hospitaleiro.
Ainda de acordo com Jeanine, pesquisas revelam que 70% das pessoas que visitam um destino motivadas por um grande evento esportivo, o estão conhecendo pela primeira vez, e quando partem manifestam o desejo de voltar, afirmam ter melhorado a imagem prévia que faziam e, principalmente, costumam apontar o evento a que assistiram como o melhor já realizado. Na projeção que faz para a Copa do Mundo de 2014, a Embratur traçou como meta ter pelo menos 25% dos visitantes motivados pelos jogos realizando viagens pelo entorno das cidades-sedes.
Ainda como exemplo prático de legado, e falando em Olimpíada, Jeanine lembrou Barcelona, na Espanha, que foi sede dos jogos em 1992 e promoveu uma transformação urbana, cuja imagem positiva se mantém até hoje, mais de uma década depois. Lembrando a última Copa, a presidente da Embratur citou, ainda, que a Alemanha também conseguiu mudar (positivamente) a percepção de sua imagem ao lançar o mote “A time do make friends”, para marcar-se como um destino hospitaleiro.