Biaphra Galeno   |   15/07/2013 23:20

Franceses comemoram feriado nacional em São Paulo

A noite paulistana teve como lema “liberdade, igualdade e fraternidade”, ideais da Revolução Francesa. Tudo por conta do Bailinho da Bastilha, realizado pelo Consulado Geral da França em São Paulo, em parceria com o Sesc São Paulo e mais de 40 empresas francesas.

A noite paulistana teve como lema “liberdade, igualdade e fraternidade”, ideais da Revolução Francesa. Tudo por conta do Bailinho da Bastilha, realizado pelo Consulado Geral da França em São Paulo, em parceria com o Sesc São Paulo e mais de 40 empresas francesas, que atuam no Brasil, para celebrar a Data Nacional Francesa – que é o 14 de julho.

O cônsul geral da França em São Paulo, Damien Loras, disse que o dia é de comemoração. “A liberdade, igualdade e fraternidade são valores que brasileiros e franceses partilham. A realização deste evento no Sesc é porque, além de ser parceira da França, esta é uma instituição que carrega os valores da Revolução Francesa.” Um verdadeiro intercâmbio cultural tomou conta do Sesc Pompeia, na zona Oeste de São Paulo. O evento teve como princípio o aguçar dos cinco sentidos, com a presença de música, gastronomia, moda, performances de vídeo mapping e essências diversas.

O ex-jogador de futebol, que atuou durante cinco temporadas no Paris Saint-Germain, e hoje embaixador do Le Club Accor, Raí, também participou do evento e se disse feliz por ter sua imagem associada à união dos dois países. “Quando fundei a instituição Gol de Letra há 14 anos, utilizei um trecho do texto da Revolução Francesa no discurso inaugural, que foi: ‘depois do pão, o mais importante é a educação’.”

NA HISTÓRIA
Há exatos 224 anos e um dia acontecia um feito que consistiu na mudança do Antigo Regime, aristocrático, para os anseios da burguesia, grupo social em ascensão naquela época. Desde então, o dia 14 de julho de 1789 ficou conhecido como a “Queda da Bastilha”, estopim para a Revolução Francesa. Quase um século depois, em 1880, o deputado francês Benjamin Rapail instituiu que, no dia, fosse comemorada a Data Nacional Francesa.

Após os discursos, o baile teve início com samba-rock e as pessoas caíram na dança. Confira as fotos no ícone "Ver Álbum", localizado no início do texto.

Fotos: Biaphra Galeno

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Sobre os comentários nas notícias da PANROTAS, importante mencionar que todos eles passam por uma mediação prévia. Os comentários não são publicados imediatamente e não há garantia de publicação. Estimulamos toda e qualquer manifestação que tenha relação com o contexto da matéria, que encoraje o debate, complemente a informação e traga pontos de vistas diferentes.