Feira da Abav terá venda para público final em 2014
O novo nome – Expo Internacional de Turismo – deverá ser uma das menores mudanças da feira da Abav em sua próxima edição, entre 24 e 28 de setembro. As mudanças vão da retomada de uma cerimônia de abertura
O novo nome – Abav Expo Internacional de Turismo – deverá ser uma das menores mudanças da feira da Abav em sua próxima edição, entre 24 e 28 de setembro. As mudanças vão da retomada de uma cerimônia de abertura separada do pavilhão de feiras, na véspera do evento, à comercialização de produtos e serviços turísticos para o público final, no fim de semana de abertura do evento. “A primeira edição da feira em São Paulo nos mostrou alguns caminhos. A realização de uma abertura oficial na véspera do início da feira propriamente dita permitirá que o horário para expositores e visitantes seja mais bem aproveitado, sem atrasos no primeiro dia”, explica o presidente da Abav Nacional, Antonio Azevedo. Nos dias dedicados à visitação de profissionais, o evento, no Anhembi, em São Paulo, abrirá das 10h às 19h.
Mas a principal mudança diz respeito à comercialização para o público final. Segundo Azevedo, apenas agências de viagens associadas à Abav poderão comercializar produtos. “As operadoras Braztoa, que voltam a participar da feira, com o Encontro Comercial Braztoa dentro da Abav, poderão vender pacotes, desde que via agências de viagens abaviana”, explica. O presidente da Abav destaca que o mesmo vale para destinos e outros produtos turísticos apresentados no evento. Para inibir que as empresas fechem seus estandes no fim de semana de abertura ao público, a Abav Nacional cobrará multa – estipulada em contrato – das empresas que fecharem seus espaços. “Achamos que a abertura para o público consumidor é uma tendência das grandes feiras internacionais de turismo e queremos estimular isso em nosso evento. A mudança do nome da feira tem como objetivo também a internacionalização do evento, meta que a Abav vem perseguindo.”
Outra importante mudança do evento da Abav em 2014 diz respeito à Vila do Saber, responsável pela capacitação e treinamento dentro da feira. “É o nosso congresso, que em 2014 terá horário de funcionamento das 10h30 às 15h, para que os agentes possam visitar tranquilamente a feira. Neste ano tivemos uma agenda muito intensa, com muitas salas e capacitações concorrentes”, diz Azevedo, lembrando que foram cerca de 200 palestras na feira de 2013. Esse número, em 2014, cairá para aproximadamente a metade, segundo o presidente da entidade.
Mas a principal mudança diz respeito à comercialização para o público final. Segundo Azevedo, apenas agências de viagens associadas à Abav poderão comercializar produtos. “As operadoras Braztoa, que voltam a participar da feira, com o Encontro Comercial Braztoa dentro da Abav, poderão vender pacotes, desde que via agências de viagens abaviana”, explica. O presidente da Abav destaca que o mesmo vale para destinos e outros produtos turísticos apresentados no evento. Para inibir que as empresas fechem seus estandes no fim de semana de abertura ao público, a Abav Nacional cobrará multa – estipulada em contrato – das empresas que fecharem seus espaços. “Achamos que a abertura para o público consumidor é uma tendência das grandes feiras internacionais de turismo e queremos estimular isso em nosso evento. A mudança do nome da feira tem como objetivo também a internacionalização do evento, meta que a Abav vem perseguindo.”
Outra importante mudança do evento da Abav em 2014 diz respeito à Vila do Saber, responsável pela capacitação e treinamento dentro da feira. “É o nosso congresso, que em 2014 terá horário de funcionamento das 10h30 às 15h, para que os agentes possam visitar tranquilamente a feira. Neste ano tivemos uma agenda muito intensa, com muitas salas e capacitações concorrentes”, diz Azevedo, lembrando que foram cerca de 200 palestras na feira de 2013. Esse número, em 2014, cairá para aproximadamente a metade, segundo o presidente da entidade.