Fabíola Bemfeito   |   29/08/2012 22:56

Discurso de secretário do MTur anima trade em S. Paulo

O presidente da Abav Nacional, Antônio Azevedo, e o presidente da Abracorp, Edmar Bull, lideraram agora à noite em São Paulo uma homenagem ao secretário executivo do Ministério do Turismo, Valdir Simão. Para o ministro Gastão Vieira, Simão seria o interlocutor ideal entre o governo e o mercado e, se

O presidente da Abav Nacional, Antônio Azevedo, e o presidente da Abracorp, Edmar Bull, lideraram agora à noite em São Paulo uma homenagem ao secretário executivo do Ministério do Turismo, Valdir Simão. Por designação do ministro Gastão Vieira, Simão é, entre outras funções, o interlocutor entre o governo e o mercado. E, segundo Antonio Azevedo, ele vem cumprindo bem esse papel. “Valdir Simão não apenas escuta o setor, como encaminha e dá andamento aos nossos pleitos”, disse o presidente da Abav Nacional.

De acordo com Simão, a função do MTur é mesmo de servir ao segmento. “Não fazemos mais do que nossa obrigação. Nosso papel é entender as necessidades do setor, regulá-lo e zelar pela sua qualidade para que as empresas cresçam, a atividade se desenvolva e gere cada vez mais empregos”, afirmou.

“Sei que os brasileiros estão viajando muito para o Exterior, mas isso também é bom. Eles fazem o setor crescer. Voltam mais exigentes e aumentam a qualidade do nosso produto turístico”, disse, arrancando palmas da plateia. E continuou: “já fui secretário de Fazenda e nunca dei bola para o meu secretário de Turismo. Ou talvez ele não tenha conseguido me mostrar o que eu consigo ver agora. Essa, infelizmente, é a percepção geral e é isso que temos de mudar”.

Simão afirmou que o turismo é uma atividade exportadora sim e que é preciso desonerar o setor e aumentar a competitividade via redução de preço. “Hoje a comissão de desoneração da folha de pagamento tem representante do turismo”, disse. Ele fala com conhecimento de causa. O dirigente fez carreira na Receita Federal, tendo sido presidente do INSS e secretário de Fazenda do Distrito Federal. “Mas me encantei pela atividade turística”.

De acordo com ele, o turismo tem de ser uma atividade rotineira para o brasileiro. “A vitória que almejamos no MTur não é para nós, mas para cada empresário e trabalhador do setor de turismo”, concluiu Valdir Simão.

A homenagem aconteceu no Novotel Jaraguá tendo também como anfitrião o COO da Accor na América Latina, Roland de Bonadona, e contou com a presença de empresários representantes de diversos segmentos do trade. Diretores das empresas membros da Abracorp compareceram em peso assim como os presidentes das Abavs estaduais e a diretoria da entidade. Além disso, representantes de empresas aéreas como Gol, Azul e Avianca, estiveram por lá. A única companhia estrangeira presente, no entanto, foi a Tap.

Tópicos relacionados